RELATÓRIO DE 43 PÁGINAS

TSE suspende julgamento sobre inelegibilidade de Bolsonaro; entenda o caso

A sessão desta quinta-feira (22) foi suspensa e a Corte vai retomar a análise do caso na próxima terça (27), às 19 horas

bolsonaro-julgamento
(Crédito: Reprodução)

O Tribunal Superior Eleitoral suspendeu o julgamento da ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) impedido de disputar um cargo público nas próximas eleições. A desta quinta-feira (22) foi suspensa e a Corte vai retomar a análise do caso na próxima terça (27), às 19 horas. O tribunal reservou uma outra data: a próxima quinta-feira (29), caso o julgamento seja suspenso novamente e seja necessário dar continuidade.

Publicidade

Entenda o caso

A ação avalia suposto desvio de finalidade de reunião na qual Bolsonaro participou com embaixadores de outros países, no Palácio da Alvorada, para proferir ataques contra o processo eleitoral.

Responsável pela defesa de Bolsonaro e do então vice na chapa, general Braga Netto, o advogado Tarcísio Vieira de Carvalho afirmou que a discussão do sistema eletrônico de votação não pode ser considerado um tema tabu na democracia e que a reunião foi um evento diplomático. Segundo ele, Bolsonaro apenas tentou propor um debate público para aprimorar o sistema.

Vieira defendeu ainda que a minuta do golpe, apreendida em janeiro pela Polícia Federal na casa do ex-ministro Anderson Torres, não poderia ser usada como prova no julgamento.

Publicidade

O advogado do PDT, Walber Agra, afirmou nesta quinta-feira (22) que esta reunião de Jair Bolsonaro com embaixadores teve o claro objetivo de “desmoralizar as instituições” brasileiras de forma internacional.

Nas redes sociais, o julgamento foi um dos principais assuntos comentados pelos internautas e políticos.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.