UMA ARMA E UMA PEPITA

Valdemar da Costa Neto é transferido para carceragem da PF

O presidente do PL foi preso em flagrante no âmbito da Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal

Moraes concede liberdade provisória a Valdemar Costa Neto
Valdemar da Costa Neto, presidente do PL – Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, chegou um pouco antes das 21h, à carceragem da Polícia Federal (PF) em Brasília (DF), onde passou a noite.

Publicidade

Valdemar ainda passará por audiência de custódia na sexta-feira (9). Os agentes policiais prenderam o presidente do PL no âmbito da Operação Tempus Veritatis, nesta quinta-feira (8).

A PF deteve o político em flagrante após uma arma irregular ser encontrada em sua casa, além de uma pedra de ouro.

Inicialmente, Valdemar era alvo apenas de um mandado de busca e apreensão.  Fontes ligadas à investigação dizem que há dois crimes em apuração: posse irregular de arma e usurpação de minerais. A junção dos dois crimes pode tornar o caso inafiançável, explicou uma fonte da PF sob condição de anonimato.

À CNN, fontes informaram que o registro da arma apreendida está em nome do seu filho e está vencido. Valdemar passou o dia na sede da PF na capital federal prestando esclarecimentos.

Publicidade

A Polícia Federal (PF) encontrou, então, a pepita de 40 gramas de ouro bruto, sem possibilidade de rastreio da origem, o que caracterizaria crime de usurpação mineral.

Ou seja, durante o cumprimento de um mandato de busca e apreensão no apartamento do político, em Brasília.

Fontes ligadas à investigação disseram que origem do material é de garimpo. A perícia, portanto, tentará identificar qual a procedência.

Publicidade

O PL se pronunciou em nota a respeito da prisão de seu presidente. Leia a nota abaixo:

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.