REUNIÃO DO G20

Zambelli chama Benedita de “Chica da Silva”; PT alega racismo

O comentário fez referência à Francisca da Silva, uma mulher escravizada alforriada que ascendeu como uma das figuras mais influentes de Minas Gerais no século XVIII

Zambelli chama Benedita de "Chica da Silva"; PT acusa de racismo
Carla Zambelli (PL-SP) e Benedita da Silva (PT-RJ) – Créditos: Câmara dos Deputados

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) chamou a também deputada Benedita da Silva (PT-RJ) de “Chica da Silva” durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais.

Publicidade

Zambelli se queixou por não ter recebido permissão para fazer um discurso durante a primeira reunião de mulheres parlamentares dos países do G20, que ocorreu nesta terça-feira (2). Benedita é coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados e foi escolhida para discursar na abertura do evento.

Eu não vou ter poder de fala, né? Eu não vou falar porque provavelmente… não sei por que que não vou falar. Parece que já foi montada pela Secretaria da Mulher, que é a Chica da Silva”, disse Zambelli.

Quem foi Chica da Silva?

O comentário fez referência à Francisca da Silva, conhecida como Chica da Silva, uma mulher escravizada alforriada que ascendeu como uma das figuras mais influentes de Minas Gerais no século XVIII. Na época, isso representou um rompimento das barreiras sociais e raciais. A história dela inspirou obras e virou um símbolo de resistência.

PT acusa racismo

O PT publicou uma nota de repúdio contra a fala de Zambelli, afirmando que ela foi “vítima de manifestações de cunho racista“. Confira o texto na íntegra:

Publicidade

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados manifesta sua solidariedade à deputada Benedita da Silva (PT-RJ), vítima de manifestações de cunho racista proferidas pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Carla Zambelli, em mais de uma oportunidade, no decorrer do evento do P20, nos dias 1º e 2 de julho, se referiu à deputada Benedita de forma desrespeitosa a chamando de Chica da Silva ou Chica.

Ao fazer esta comparação com a personagem histórica, uma mulher negra escravizada e alforriada, Zambelli se utiliza do racismo para tentar constranger e humilhar a deputada Benedita. A trajetória de Benedita da Silva, a nossa Bené, é orgulho para as mulheres, para o povo negro e os trabalhadores do nosso País.

Benedita da Silva, em seus 82 anos, foi deputada constituinte, senadora, ministra de Estado, governadora e vice-governadora, e hoje conduz a Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados e atua como vice-coordenadora da primeira Bancada Negra da Câmara. Benedita é um patrimônio não só do nosso partido mas de todos os que acreditam na democracia e em uma sociedade mais justa e igualitária, sem racismo, machismo ou misoginia.

Publicidade

A Bancada do PT e, em especial, a Bancada Feminina do PT na Câmara, não aceitarão que se naturalizem atos de racismo, discriminação e violência política de gênero e raça no Parlamento brasileiro. Repudiamos as agressões proferidas pela parlamentar do PL e exigimos sua punição, de forma a se restabelecerem o decoro, o respeito e a conduta ética no Parlamento brasileiro“.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação partilhada por PT na Câmara (@ptnacamara)

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também se solidarizou com Benedita: “Não podemos aceitar que discursos racistas e de ódio encontrem espaço em nossa sociedade e muito menos vindos de parlamentares, que devem seguir uma conduta ética e exemplar“.

Publicidade

Zambelli pediu desculpas

Por meio das redes sociais, Zambelli pediu desculpas a Benedita. “Deputada Benedita, conforme já falamos e me desculpei pela confusão no nome, a senhora sabe que isso passa longe de querer lhe ofender, muito pelo contrário, até porque a história de Chica é uma linda trajetória de coragem e determinação. Um abraço”, afirmou a parlamentar.

A Perfil Brasil entrou em contato com a assessoria das deputadas e aguarda retorno.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.