ativo por 142 dias

Dengue: Saúde encerra atividades do Centro de Operações em Emergência

O Ministério da Saúde anunciou a reativação da Sala Nacional de Arboviroses, que retoma suas operações de forma permanente

O Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE) encerrou suas atividades após 142 dias.
Órgão permaneceu ativo por 142 dias – Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE), iniciativa do Ministério da Saúde, encerrou suas atividades após 142 dias de intensa mobilização desde sua instalação em fevereiro de 2024, em resposta ao aumento alarmante dos casos de dengue no Brasil. Durante esse período, o COE desempenhou um papel crucial na coordenação e integração das ações ministeriais com as dos estados, visando uma resposta eficaz diante da emergência sanitária.

Publicidade

A pasta destacou que, mesmo com o encerramento do COE, permanece em vigor uma vigilância contínua das arboviroses, além do planejamento estratégico para prevenir novas epidemias no país.

Entre as principais atividades realizadas pelo COE, destacam-se:

  • Realização de visitas técnicas para apoio local em estados como Goiás, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Amapá, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Acre;
  • Apoio da Força Nacional do SUS no Distrito Federal e nos territórios indígenas Guarita (RS) e Xapecozinho (SC);
  • Investigação epidemiológica e entomológica em municípios com registros de febre Oropouche nos estados do Amazonas, Acre, Roraima, Santa Catarina e Bahia;
  • Implementação de uma plataforma de vigilância epidemiológica de arboviroses em áreas indígenas.

Segundo a reportagem da Agência Brasil, com o encerramento das atividades do COE, o Ministério da Saúde anunciou a reativação da Sala Nacional de Arboviroses, que retoma suas operações de forma permanente para monitorar e enfrentar casos de dengue, chikungunya, zika e febre Oropouche em todo o território nacional.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.