novo edital

Mais Médicos tem 33 mil inscritos; média é de 10,4 profissionais por vaga

Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (11); a adesão foi considerada recorde pela pasta

Mais Médicos tem 33 mil inscritos; média é de 10,4 profissionais por vaga
Mais Médicos tem 33 mil inscritos – Crédito: Agência Brasil

O novo edital do Programa Mais Médicos recebeu 33 mil inscrições para mais de 3,1 mil vagas, resultando em uma média de 10,4 profissionais por vaga. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (11). A adesão foi considerada recorde pela pasta, que destacou a inclusão de vagas destinadas a cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais como negros, quilombolas e indígenas.

Publicidade

Das inscrições totais, 18,7 mil são de mulheres, representando cerca de 57%. As inscrições por perfil profissional são divididas da seguinte forma:

  • Médicos formados em instituições brasileiras ou com diploma revalidado no país e registro no CRM: 15.699
  • Médicos brasileiros com habilitação para exercício da medicina no exterior: 13.467
  • Médicos estrangeiros com habilitação para exercício de medicina no exterior: 3.848

Quem pode participar do processo seletivo?

O processo seletivo é aberto a profissionais brasileiros, brasileiros formados no exterior e estrangeiros, todos com registro válido no Ministério da Saúde (RMS). Médicos brasileiros formados no país têm preferência na seleção.

Para grupos étnico-raciais, serão reservadas 20% das vagas, distribuídas da seguinte maneira: 50% para municípios com 2 vagas, 20% para municípios com 3 a 10 vagas, e 20% para municípios com mais de 10 vagas.

Sobre o Mais Médicos

O programa é uma iniciativa do governo federal brasileiro que visa ampliar o acesso da população aos serviços de saúde básica, especialmente em áreas com carência de profissionais médicos.

Publicidade

Surgiu em 2013 como resposta à necessidade urgente de suprir a falta de médicos em regiões remotas e periferias urbanas do país. Além de aumentar o número de médicos, o programa também busca melhorar a infraestrutura de saúde e fortalecer o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa inclui a contratação de médicos brasileiros e estrangeiros, com foco em áreas prioritárias definidas pelo Ministério da Saúde.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.