DOENÇA AUTOIMUNE

O que é Lupus, doença revelada pela cantora Halsey?

A condição afeta múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e coração

Esta é uma doença autoimune inflamatória, que afeta múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e coração.
Halsey foi diagnosticada com lúpus e enfrenta tratamento – Créditos: Reprodução

A cantora Halsey compartilhou nas redes sociais que recebeu o diagnóstico de lúpus, uma doença autoimune, na qual o corpo ataca os próprios órgãos e tecidos. Em homenagem a sua sobrevivência, ela lançou sua nova música chamada ‘O Fim‘, que aborda a doença.

Publicidade

Às vezes, me sinto como uma idosa. Decidi que vou dedicar os próximos dois anos a me recuperar… Estou renascendo e não pretendo mais adoecer. Estou determinada a ter uma energia incrível e viver meus trinta anos plenamente“, afirmou a artista na postagem.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por halsey (@iamhalsey)

Publicidade

Na música, ela desenvolve sobre as constantes idas ao médico e turbulências que isso causa. “A cada dois anos, um médico me diz que estou doente; Eles trazem uma nova solução; E então a aplicam em mim; Primeiro foi o meu cérebro, depois um esqueleto em dor“, diz a canção.

Lúpus é uma doença autoimune inflamatória, que afeta múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e coração. Basicamente, o sistema imunológico do paciente ataca seu próprio organismo. Esta é uma das mais graves doenças autoimunes conhecidas atualmente, podendo matar se não for tratada corretamente.

Publicidade

Ainda não se sabe ao certo o que causa a condição, já que é caracterizada por um comportamento anormal e não usual do organismo. Ela pode se manifestar em quatro tipos diferentes:

  • Lúpus Discoide: é quando a doença se manifesta apenas na pele, através de lesões avermelhadas com formatos, tamanhos e colorações específicas na pele, concentradas no rosto, nuca e couro cabeludo.
  • Lúpus Sistêmico: esta manifestação da condição afeta todo o organismo, comprometendo vários órgãos e sistemas. Algumas pessoas que apresentam lúpus discoide podem ter seu quadro evoluído para sistêmico.
  • Lúpus induzido por drogas: está é uma forma da doença que tende a desaparecer por completo, já que é induzido por uso de substâncias que provocam inflamação parecido com o lúpus sistêmico.
  • Lúpus neonatal: este é o mais raro dos casos, e afeta filhos recém-nascidos de mulheres que têm lúpus. A criança pode apresentar erupções na pele, problemas no fígado ou baixa contagem de células sanguíneas, mas os sintomas tendem a desaparecer depois de alguns meses.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.