Sam Altman, cofundador da OpenaAI, empresa por trás do ChatGPT, prometeu doar a maior parte de sua fortuna para caridade. O anúncio foi feito pelo movimento global de bilionários, Giving Pledge, que tem como objetivo dar um destino social ao patrimônio acumulado por seus membros.
Altman afirmou que pretende direcionar suas doações filantrópicas para a “tecnologia que ajuda a criar abundância para as pessoas”, conforme informou a agência Associated Press. Entretanto, o valor específico de sua doação não foi divulgado.
Em uma carta assinada juntamente com seu marido, Oliver Mulherin, Altman declarou: “não estaríamos fazendo essa promessa se não fosse pelo trabalho árduo, brilhantismo, generosidade e dedicação para melhorar o mundo de muitas pessoas que construíram a estrutura da sociedade que nos permitiu chegar aqui”.
Signatários se comprometem a doar maior parte de sua riqueza
O Giving Pledge foi criado em 2010 pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, sua ex-esposa, Melinda French Gates, e o investidor bilionário Warren Buffett. A iniciativa visa promover uma cultura de filantropia entre as pessoas mais ricas do mundo para resolver problemas urgentes.
O objetivo do Giving Pledge é também encorajar uma cultura de doação e colaboração entre os mais ricos. Os signatários compartilham suas motivações e experiências, fomentando um ambiente de aprendizado mútuo e inspirando outros a seguir o mesmo caminho de generosidade.
Até o momento, mais de 240 signatários de 30 países se comprometeram a doar a maior parte de sua riqueza a instituições de caridade. No entanto, os críticos apontam que há pouca supervisão para garantir que os membros da comunidade cumpram seus votos.
in regards to recent stuff about how openai handles equity:
we have never clawed back anyone’s vested equity, nor will we do that if people do not sign a separation agreement (or don’t agree to a non-disparagement agreement). vested equity is vested equity, full stop.
there was…
— Sam Altman (@sama) May 18, 2024
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini