assistente de voz

“Irritada”: entenda a polêmica entre Scarlett Johansson e o ChatGPT

A atriz diz que teria sido contatada pelo CEO da OpenAI para dar voz ao recurso de áudio, mas negou por motivos pessoais

ChatGPT
Scarlett Johansson acusa criadora do ChatGPT de usar sua voz para recurso audiovisual sem autorização – Crédito: Getty Images

Recentemente, a OpenAI, criadora do ChatGPT, se envolveu em uma controvérsia ao lançar um novo assistente de voz. “Sky, chamou a atenção por sua semelhança com voz a da atriz Scarlett Johansson. A crítica de cinema do The Times, Alissa Wilkinson, observou que a voz lembrava a da atriz, descrita como “um pouco do tom claro e baixo de Scarlett, com um toque de frieza vocal”.

Publicidade

Reação da atriz

Scarlett Johansson, ao ouvir a voz, ficou “chocada, irritada e incrédula”. Ela contatou um advogado para explorar medidas legais. A atriz já havia sido convidada pela OpenAI para emprestar sua voz ao assistente, mas recusou por “motivos pessoais”. No entanto, a semelhança entre sua voz e a voz da assistente gerou grande desconforto.

Na última segunda-feira (20), Johansson divulgou um pronunciamento afirmando que Sam Altman, CEO da OpenAI, voltou a entrar em contato dois dias antes do lançamento do ChatGPT 4.0, pedindo que reconsiderasse a proposta de emprestar sua voz. Entretanto, a voz já havia sido lançada antes que pudessem discutir o assunto novamente. “Ele me disse que sentia que, ao dar voz ao sistema, eu poderia preencher a lacuna entre as empresas de tecnologia e os criadores, e ajudar os consumidores a se sentirem confortáveis com a mudança sísmica em relação aos humanos e à IA. Ele disse que sentiu que minha voz seria reconfortante para as pessoas”, disse Scarlett em um comunicado.

Publicidade

A polêmica ganhou mais destaque quando Altman fez uma referência ao filme “Her” em seu perfil no X (antigo Twitter), onde Johansson dublou uma assistente de IA. A atriz interpretou o gesto como uma confirmação de que a semelhança era intencional.

ChatGPT retira a voz do ar

A OpenAI respondeu às críticas retirando a voz “Sky” e substituindo-a por outra, chamada “Juniper”. Altman pediu desculpas publicamente e negou que a voz fosse baseada em Johansson.

Mira Murati, CTO da OpenAI, assegurou em entrevista ao The Verge que a voz “Sky” não foi projetada para imitar Johansson e que a empresa já tinha as vozes preparadas há algum tempo. Apesar das justificativas, a OpenAI decidiu pausar o uso da voz “Sky” até que as questões sejam resolvidas.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.