temperatura ultrapassava os 50ºC

Passageiros enfrentam calor extremo após 3 horas presos dentro de avião sem ar-condicionado

Muitas pessoas, encharcadas de suor, chegaram a desmaiar devido à desidratação intensa, enquanto outras mostravam sinais de sangramento nasal

Em um incidente na Grécia, passageiros da Qatar Airways viveram momentos de agonia dentro de uma aeronave estacionada.
Passageiros passam mal sem ar-condicionado – Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Em um incidente na Grécia, passageiros da Qatar Airways viveram momentos de agonia dentro de uma aeronave estacionada. O caso ocorreu na última segunda-feira (10), no aeroporto internacional de Atenas, durante uma das mais severas ondas de calor no país.

Publicidade

O voo, que deveria partir para Doha, no Catar, enfrentou um grave problema. O sistema de ar-condicionado falhou completamente. Os passageiros ficaram presos dentro do avião por aproximadamente três horas, com as portas fechadas, sob temperaturas que ultrapassavam os 50ºC.

“A Qatar Airways lidou terrivelmente com a situação do voo QR204 de Atenas para Doha. Os passageiros ficaram retidos no avião por 3,5 horas, com as portas fechadas e sem ar condicionado. Os passageiros estavam literalmente desidratados e desmaiando no avião”, disse Garth Collins, que compartilhou a situação em suas redes sociais.

“Eles finalmente foram autorizados a sair do avião e sentados em uma fila, sem nenhuma informação da empresa sobre a situação. Havia apenas uma pessoa disponível no balcão de check-in do Catar ajudando uma pessoa de cada vez. Os passageiros acabaram recebendo um copo de água e um pequeno refrigerante, o que era completamente insuficiente para reidratar um indivíduo após a sauna forçada no avião”, explicou.

O que aconteceu com os passageiros dentro do avião?

Vídeos e relatos nas redes sociais ilustram o desespero de quem estava a bordo. Muitos passageiros, encharcados de suor, chegaram a desmaiar devido à desidratação intensa, enquanto outros mostravam sinais de sangramento nasal, um reflexo das condições extenuantes que enfrentavam. A situação chegou a um ponto crítico, com alguns passageiros agredindo membros da tripulação por causa do calor insuportável.

Publicidade

O clima tenso culminou quando, após as agressões, a tripulação finalmente concedeu aos passageiros o direito de desembarcar. Pouco depois, uma densa fumaça branca foi vista saindo da fuselagem, situação que exigiu a rápida intervenção de caminhões de bombeiros, já posicionados nas proximidades do avião.

Qual foi a reação da Qatar Airways e as medidas tomadas?

Apesar da gravidade do incidente, a Qatar Airways, recentemente eleita a melhor companhia aérea do mundo em 2024, não emitiu comentários imediatos sobre o ocorrido. Enquanto isso, a Grécia continua a lidar com a onda de calor extremo. Medidas extras estão sendo adotadas, como o fechamento temporário de importantes pontos turísticos, incluindo a Acrópole, para garantir a segurança dos visitantes.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.