Após vários anos de vida do grupo FCA (Fiat-Chrysler) e o nascimento atual da Stellantis (uma fusão da FCA e PSA), uma das peças que faltam ao grupo é uma picape de médio porte que combina passeios de trabalho e recreação, embora seja um modelo que pode ocupar esse espaço é o Peugeot Landtrek.
Porém, de acordo com a imprensa estrangeira divulgada há poucos meses, o grupo automobilístico está preparando um modelo com essas características para a marca RAM, com o objetivo de reviver os velhos tempos e deixar de ser uma marca exclusiva de grande porte.
É importante mencionar que no passado a marca do carneiro como parte do Dodge tinha um modelo neste segmento chamado Dakota. Parece que o desenvolvimento tende a ver a luz do dia no Brasil, onde ocorrerá uma eventual produção para nossa região (projeto 291).
Ainda não se sabe qual será o nome final deste futuro veículo. Alguns apostam em ressuscitar o nome Dakota, enquanto outros pensam em um número que fica entre 1000 (a irmã do Fiat Toro em outros mercados) e 1500. Por isso a KDesign projetou o possível design da picape de médio porte e o nomeou 1200.
*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.