O funeral do astrólogo e filósofo, Olavo de Carvalho, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (26) em um cemitério de Petersburg, no interior da Virgínia (EUA), reuniu o ex-ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e o blogueiro Allan dos Santos, considerado foragido da Justiça brasileira.
A cerimônia começou às 15h (17h em Brasília). Cerca de 30 pessoas estiveram presentes, incluindo o embaixador do Brasil nos EUA, Nestor Forster.
A imprensa foi impedida por um segurança de acompanhar a cerimônia dentro do cemitério. O funeral durou cerca de 40 minutos e a família não presenciou o momento do enterro.
Olavo morreu na segunda (24), aos 74 anos. O falecimento foi anunciado pela família nos perfis oficiais do escritor nas redes sociais. A filha do filósofo, Heloísa de Carvalho, afirmou que o pai morreu em decorrência da Covid-19. Já o médico particular de Olavo, Ahmed Youssif El Tassa, nega a informação.
Ao jornal O Globo, Ahmed afirma que Olavo morreu em decorrência de insuficiência respiratória aguda causada por quadro de enfisema pulmonar associado à insuficiência cardíaca congestiva, à pneumonia bacteriana e a uma infecção generalizada.
Olavo se mudou para os EUA em 2005 e criou um curso online de filosofia que, segundo estimativas de amigos, formou mais de 20 mil pessoas, tornando-se uma de suas principais fontes de renda. Entre seus alunos estiveram diversas autoridades que depois comporiam o governo de Jair Bolsonaro (PL), como Abraham Weintraub (ex-ministro da Educação), Ernesto Araújo (ex-ministro das Relações Exteriores) e Adolfo Sachsida (secretário de Política Econômica do Ministério da Economia).
Durante os últimos meses de vida, Olavo vinha fazendo críticas públicas ao presidente Jair Bolsonaro.
Em homenagem ao querido Professor Olavo de Carvalho, mestre e amigo: pic.twitter.com/LNCr2mDIQi
— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) January 25, 2022