ANIMAL!

Metade dos pets no Brasil são adotados, diz pesquisa

Um estudo realizado pela Quaest e pela PetLove revelou que 94% das pessoas no país tem ou já tiveram um animal de estimação

Um estudo realizado pela Quaest e pela PetLove revelou que 94% das pessoas no país tem ou já tiveram pets em suas casas.
Pesquisa entrevistou 1001 brasileiros maiores de 16 anos – Créditos: Canva

Um estudo, realizado em parceria entre a Quaest e a PetLove, apontou que quase todos os brasileiros (cerca de 94%) tiveram ou possuem atualmente pets em suas residências. A pesquisa buscou revelar a relação que a população tem com os animais no país.

Publicidade

De acordo com os resultados, uma expressiva maioria de 72% dos participantes disse ter pelo menos um animal de estimação atualmente, enquanto 22% já viveu essa experiência anteriormente. A minoria, representada por 6%, nunca teve a companhia de um bichinho. O levantamento foi feita entre 17 e 20 de junho deste ano, e entrevistou 1001 pessoas maiores de 16 anos.

A forma como os tutores adquirem seus animais de estimação também foi destacada na pesquisa. Cerca de metade dos participantes indicou que escolheu a adoção como meio de aumentar a família. Já 28% receberam os animais como presentes e 22% optaram por comprar.

Qual é o animal de estimação preferido dos brasileiros?

Não é surpresa que os cachorros liderem o ranking de animal de estimação mais popular entre os brasileiros. 47% afirmaram ter tido pelo menos um cão. Os gatos ficam com o segundo lugar, presente em 23% dos lares, enquanto as aves ocupam o terceiro lugar, com 12%.

Interessante notar que a maior parte dos cães e gatos nos lares brasileiros são de raça não definida, conhecidos popularmente como “vira-latas”. No caso dos cachorros, é o caso de 32% dos pets. Com os gatos, a taxa sobre para impressionantes 52%. As principais raças de cachorros incluíam pitbulls, poodles e shih-tzus, enquanto entre os gatos destacam-se os siameses, persas e angorás.

Publicidade

O impacto dos pets na vida dos brasileiros

A pesquisa não deixou dúvidas quanto ao papel emocional que os animais de estimação desempenham nas vidas de seus tutores. Um expressivo número de 93% dos entrevistados consideram seus pets como parte integral da família, e 94% afirmam que a presença de um pet foi benéfica para a sua saúde mental. Esses números confirmam a percepção de que os benefícios de ter um animal vão muito além da companhia.

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.