oriente médio

Ataque de Israel a Líbano deixa 14 mortos, segundo ministério

Ação foi descrita como maior ofensiva desde o início da guerra com Hamas, que está perto de completar um ano

Israel
Incêndios de 18 de setembro provocados por explosão de walkie-talkies em Beirute, capital do Líbano – Foto: Telegram/Reprodução

Ao menos 14 pessoas perderam a vida e outras 66 ficaram feridas em um ataque de Israel no sul de Beirute nesta sexta-feira (20), informou o Ministério da Saúde do Líbano. Entre os hospitalizados, pelo menos nove estão em estado crítico, de acordo com as autoridades.

Publicidade

A investida destruiu um prédio de vários andares em uma área residencial, causando caos e desespero. Uma equipe da CNN presente no local presenciou uma mobilização intensa para resgatar pessoas sob os destroços.

Ataques e tensão em Beirute

Ataques aéreos de Israel em Beirute estão se tornando frequentes – este já foi o terceiro incidente no ano de 2024. Em janeiro, um ataque aéreo israelense resultou na morte de Saleh Al-Arouri, vice-chefe da ala militar do Hamas, que residia na capital libanesa. Em julho, outro ataque tirou a vida do mais alto oficial militar do Hezbollah, Fu’ad Shukr.

Quem é Ibrahim Aqil?

Israel declarou que o ataque de sexta-feira teve como alvo e matou Ibrahim Aqil, um membro de destaque do Hezbollah, que supostamente fazia parte da força de elite Radwan. Aqil era uma figura influente e sua morte pode ter sérias repercussões na já delicada situação da segurança regional.

Resgate e Ajuda Humanitária

  • Mobilização rápida de equipes de resgate
  • Busca contínua por sobreviventes sob os escombros
  • Hospitais locais trabalhando com capacidade máxima

O que está acontecendo entre Israel e Hezbollah?

Os ataques recentes refletem o aumento das tensões entre Israel e o Hezbollah, uma organização militar e política baseada no Líbano. Desde a guerra de 2006 entre Israel e o Hezbollah, episódios de violência têm se manifestado de forma esporádica, mas cada vez mais frequente e devastadora.

Publicidade

Os conflitos entre Israel e o Hezbollah são complexos e enraizados em questões territoriais, políticas e religiosas. O Líbano, por sua vez, enfrenta desafios internos significativos, incluindo crises econômicas e políticas que complicam ainda mais a situação. Cada ataque não só inflama o conflito, mas também agrava as condições humanitárias na região.

Ajuda Internacional

A comunidade internacional está de olho nos acontecimentos e algumas nações já começam a fornecer assistência humanitária ao Líbano. No entanto, é crucial que esforços de mediação sejam intensificados para prevenir mais derramamento de sangue.

  • OMS fornecendo materiais médicos de emergência
  • Organizações não governamentais atuando em frentes de resgate
  • Movimentos de paz pressionando por acordos de cessar-fogo

Publicidade
Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.