SURPREENDENTE

Acupuntura pode auxiliar no tratamento de doenças mentais; entenda

O método ajustando o Sistema Nervoso Central (SNC) e o Sistema Nervoso Autônomo (SNA)

acupuntura-pode-auxiliar
Instrumento de acupuntura – Créditos: Canva Equipes/Africa Images

Você sabia que é possível tratar certas condições psicológicas com a acupuntura? O psiquiatra e acupunturista, Dr. Luiz Sampaio, conta os detalhes sobre essa abordagem terapêutica à Bons Fluídos. Confira a seguir!

Publicidade

A acupuntura, tradicionalmente associada à medicina oriental, conquistou reconhecimento como tratamento médico pelo Conselho Federal de Medicina em 1992. Este método pode ser utilizado de forma isolada ou em conjunto com tratamentos farmacológicos, físicos ou cirúrgicos, conforme diagnóstico médico.

De acordo com o Dr. Luiz Sampaio, a acupuntura pode ser uma aliada no tratamento de diversas psicopatologias, dependendo da gravidade do caso. “Pode ser empregada de forma isolada ou combinada com a psicoterapia. Em situações mais complexas, um trabalho multiprofissional, incluindo psiquiatria, psicologia clínica e terapia ocupacional, oferece mais benefícios ao paciente”, afirma.

Como a acupuntura pode ajudar?

Segundo Sampaio, a acupuntura atua ajustando o Sistema Nervoso Central (SNC) e o Sistema Nervoso Autônomo (SNA). “No SNC, a acupuntura libera neurotransmissores. Fármacos também atuam dispensando neurotransmissores, como a serotonina, que possui ação sedativa e melhora o humor. Já no SNA, a acupuntura tem ação regulatória entre o Sistema Simpático – geralmente hiperativo em condições de estresse físico ou psicológico – e o Parassimpático, que envolve sintomas como angústia, pânico e insônia”, explica o especialista.

A técnica com agulhas também auxilia na redução da dosagem de medicamentos, minimizando os efeitos colaterais. “O tratamento visa um equilíbrio, aliviando sintomas e proporcionando bem-estar ao paciente”, acrescenta Dr. Sampaio.

Publicidade

Os efeitos da acupuntura variam conforme o diagnóstico, sintomas e condições do paciente. “Se for estresse com pouca agitação psíquica, o efeito é praticamente imediato. Caso houver muita agitação, a primeira sessão deve ser mais curta, resultando em uma resposta mais lenta. Em pacientes com depressão, observamos uma melhora progressiva na qualidade do sono, humor e disposição”, relata Dr. Sampaio.

Portanto, a acupuntura demonstra ser uma alternativa válida e eficaz no tratamento de condições psiquiátricas, trazendo benefícios significativos aos pacientes. Estudos contínuos e a prática clínica continuam a expandir nosso entendimento sobre as aplicações dessa técnica milenar em contextos modernos e integrados.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.