O presidente Jair Bolsonaro (PL) indicou nesta terça-feira (7) o senador Carlos Portinho (PL-RJ) para a liderança do governo no Senado. O cargo estava vago desde dezembro do ano passado, quando Fernando Bezerra (MDB-PE) renunciou.
“É com satisfação que recebemos a indicação assinada pelo presidente Jair Bolsonaro do senador Carlos Portinho para líder do governo no Senado Federal”, escreveu nas redes sociais o ministro da Secretaria de Governo, Célio Faria Júnior.
Portinho é o atual líder do PL no Senado, partido no qual Bolsonaro disputará a releição à presidência da República. Portinho assumiu o cargo em outubro de 2020, como suplente do senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), que morreu vítima da Covid-19.
O parlamentar já ocupou cargos nos governos estadual e municipal do Rio de Janeiro. Advogado de profissão, é especialista em direito desportivo. Em menos de dois anos no Senado, ganhou destaque na articulação de algumas das principais propostas em tramitação na Casa.
Nos últimos meses, o senador Carlos Viana (PL-MG) chegou a atuar como líder do governo no Senado. No entanto, como nunca foi oficializado, acabou desistindo do cargo.
Muito honrado e motivado. Agradeço a confiança do presidente @jairbolsonaro. Vou trabalhar com afinco para aprovar as pautas prioritárias para o nosso país.
Vamos juntos construir o país que nos orgulharemos. 🇧🇷 @plnacional_ https://t.co/DWcoMvQTx7
— Carlos Portinho (@carlosfportinho) June 7, 2022