
O deputado estadual pelo Ceará, Delegado Cavalcante (PL), fez ameaças de usar a violência e resolver ‘na bala’ caso Jair Bolsonaro (PL) não vença nas urnas nestas eleições. As falas antidemocráticas foram feitas durante as manifestações do 7 de Setembro em Fortaleza.
“Se a gente não ganhar nas urnas, se eles roubarem nas urnas, nós vamos ganhar na bala“, disse Cavalcante. Apoiadores que estava presentes no ato aplaudiram a fala e fizeram símbolos de armas com a mão. O discurso foi seguido por falas de desconfiança das urnas eletrônicas, com o candidato afirmando que Bolsonaro venceu no primeiro turno em 2018, mas a votação foi adulterada para provocar um segundo turno.
🪖Deputado Bolsonarista faz ameaça golpista:
O dep. est. e candidato a dep. fed. Delegado Cavalcante discursou em tom de ameaça em Fortaleza. “Se a gente não ganhar nas urnas, se eles roubarem nas urnas, nos vamos ganhar na bala. Não tem nem por onde
— Central Eleitoral (@CentralEleicoes) September 8, 2022
“Nós não temos medo, nós somos a resistência. Não temos medo dessa corja, esses pilantras que acabaram com o Brasil. Não vamos deixar que nosso presidente perca a eleição”, continuou.
Em 2010, o Ministério Público do Ceará concluiu que Delegado Cavalcante, ainda na força policial, foi diretamente responsável pela tortura de quatro pessoas. O candidato segue tentando provar que houve um equívoco por parte do MP.
O discurso do candidato à deputado usado no Ceará é uma réplica do adotado pelo presidente e seus apoiadores, exceto pela ameaça explicita de resolver ‘na bala’. Mas a crença de que as urnas foram adulteradas para provocar um segundo turno é comum entre políticos bolsonaristas.
Bolsonaro venceu no primeiro turno em 2018 e já tem mais de 100 milhões de votos para 2022 … dorme com esse barulho ladrão vagabundo favorito do STF e do TSE !
— Andre Pedroso 1438 🇧🇷 (@andrepedrosobr) July 30, 2021