diplomacia brasileira

Eleições serão livres e justas, apesar de Bolsonaro, diz futura embaixadora dos EUA no Brasil

A diplomata ainda disse que sua principal bandeira será o combate ao desmatamento e aos crimes ambientais no Brasil.

eleicoes-serao-livres-e-justas-apesar-de-bolsonaro-diz-embaixadora-dos-eua-no-brasil
Elizabeth Bagley (Crédito: Departamento de Estado dos EUA/Reprodução)

A indicada pelo democrata Joe Biden para ser embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley, afirmou nesta quarta-feira (18) que as eleições brasileiras ”serão livres e justas” apesar dos esforços antidemocráticos do presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração de Bagley foi dada durante sua sabatina no Senado norte-americano.

Publicidade

“Bolsonaro tem dito muitas coisas, mas o Brasil tem sido uma democracia, tem instituições democráticas, Judiciário e Legislativo independentes, liberdade de expressão. Eles têm todas as instituições democráticas para realizar eleições livres e justas”, disse Bagley.

“Ao longo de 30 anos, monitorei muitas eleições. E eu sei que não será um momento fácil, muito em razão dos comentários de Bolsonaro”, afirmou Bagley em referência às diversas falas de Bolsonaro que deslegitimizam o sistema eleitoral brasileiro. Entretanto, a indicada disse que o Brasil possui ”uma base institucional” forte e que a expectativa é de ”eleições livres e justas”. 

Durante a sabatina, Bagley ainda disse que sua principal bandeira, caso se torne embaixadora, será o combate ao desmatamento e aos crimes ambientais no Brasil. “Uma das minhas maiores prioridades será encorajar esforços para aumentar a ambição climática e reduzir dramaticamente o desmatamento, proteger os defensores da floresta e processar crimes ambientais e atos de violência correlatos”, afirmou a norte-americana.

Bagley também prometeu agir no combate ao tráfico de animais e na ampliação da transparência do Brasil sobre dados de desmatamento e se mostrou preocupada com o fato de que, muitas vezes, os EUA importam mercadorias produzidas em áreas desflorestadas, como soja e carne.

Publicidade

Publicidade

 

 

Publicidade