Com a presença da ministra Marina Silva, o Governo de Mato Grosso do Sul assinou um termo de cooperação com o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas visando à união de esforços na defesa, proteção e desenvolvimento sustentável do Pantanal. Pesquisadores alertam que o bioma pode enfrentar a pior seca de todos os tempos neste ano.
A assinatura aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), em evento no Bioparque Pantanal, em Campo Grande, mesmo local onde em dezembro de 2023 a ministra participou da sanção da Lei do Pantanal, criada pelo governo de Mato Grosso do Sul. Focado no Pantanal, o termo de cooperação contou com a assinatura também do governo do Mato Grosso.
A ministra Marina Silva destacou a importância desse pacto entre os estados e o ministério no contexto da elaboração do plano de prevenção e controle do desmatamento e queimada do pantanal. “Esse pacto é uma demonstração de que algo dessa magnitude não tem como ser enfrentado isoladamente e o segundo passo talvez seja a gente fazer um pacto pelo Pantanal envolvendo governadores e prefeito, como já fizemos com a Amazônia, para incentivar pesquisa, acesso à tecnologia”.
Neste mês, Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência ambiental devido às condições de seca e clima impostas e o iminente risco de incêndios florestais.
***Leia a matéria completa em MidiaMax.uol.com.br