Desde o começo da pandemia, o Facebook e o Instagram já removeram mais de 1 milhão de posts, comentários e Stories no Brasil que continham desinformação grave sobre COVID-19.
Segundo as redes sociais, os conteúdos incluem, por exemplo, declarações que negam a existência da pandemia ou afirmam que as vacinas podem levar à morte ou autismo, o que é mentira.
Pelas regras de Facebook e Instagram, são proibidos conteúdos sobre a Covid-19 com potencial de causar danos no mundo real, bem como desinformação que contribua para o risco de violência iminente ou danos corporais.
A Meta, controladora das plataformas relatou em seu site oficial: ”À medida que o conhecimento científico e novos fatos sobre COVID-19 surgem, nossa lista de conteúdos falsos sobre a doença passíveis de remoção é atualizada, sempre em consulta com especialistas e autoridades de saúde e buscando equilibrar a segurança das pessoas e a liberdade de expressão.” E acrescentou: ”Também temos nos empenhado em fornecer às pessoas informações oficiais e confiáveis sobre a pandemia enquanto elas acessam nossos serviços.”
Segundo dados da Meta, no Brasil, mais de 76 milhões de pessoas já acessaram Central de informações da COVID-19 na página do Facebook, um espaço dentro da plataforma para desmistificar boatos e fornecer dicas de prevenção da doença, além de materiais de apoio à saúde emocional.
Os usuários do Facebook são direcionados à COVID-19: Central de Informações a partir de rótulos que a plataforma adiciona a conteúdos postados pelos usuários sobre o coronavírus, vacinas e medicamentos, ou por meio de pop-ups nos feeds. Ao levar informações precisas às pessoas, a COVID-19: Central de Informações, que também está disponível no Instagram, é um recurso importante no combate à desinformação sobre saúde, relata Meta.
Meta é o novo nome que foi dado ao antigo Facebook, veja abaixo a declaração do CEO Mark Zuckerberg.
“Tenho o orgulho de anunciar que, a partir de hoje, nossa empresa agora se chama Meta.”
“I am proud to announce that, starting today, our company is now Meta.”
— The Recount (@therecount) October 28, 2021
— CEO Mark Zuckerberg announces Facebook’s new name. pic.twitter.com/6YYaEKcufj