
Os funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiram realizar uma greve nesta quinta-feira (15). Pelo menos quatro linhas foram afetadas.
A decisão surgiu devido a insatisfação dos ferroviários com o encerramento das negociações do acordo coletivo de 2021/22. Sem uma proposta de reajuste salarial pelo segundo ano consecutivo.
A CPTM afirmou que não vai haver acionamento do sistema Paese, de ônibus, porque as linhas atingidas fazem trajetos muito grandes. A companhia informou apenas que pediu reforço da frota municipal para a SPTrans, segundo o portal G1.
Situação das linhas
- 7 – Rubi: trens circulam entre Palmeiras-Barra Funda Caieiras
- 8 – Diamante: trens circulam entre Palmeiras-Barra Funda e Barueri
- 9 – Esmeralda: paralisada totalmente
- 10 – Turquesa: trens circulam entre Prefeito Celso Daniel–Santo André e Tamanduateí
- 11 – Coral: funcionamento normal
- 12 – Safira: funcionamento normal
- 13 – Jade: funcionamento normal
Tumulto em Francisco Morato
A falta de trens causou um grande tumulto na estação de trem Francisco Morato, da Linha 7–Rubi da CPTM, na Grande São Paulo.
Imagens postadas nas redes sociais mostram passageiros exaltados e depredação da estação. Uma mulher foi atingida no olho por uma pedra e teve que ser atendida.
Greve: Situação na estação de Francisco Morato. @DiariodaCPTM @CPTM_oficial #grevecptm pic.twitter.com/YiDG5ieBG4
— Tonny Nascimento???? (@TonnyReal_) July 15, 2021
Rodízio em São Paulo
De acordo com o G1, o rodízio municipal de veículos terminou às 5h da manhã e o uso de veículo particular de qualquer placa pode ser feito durante todo o dia na cidade. Ele volta a valer só às 23h desta quinta (15), até 05h de sexta-feira (16).
A greve afetou o sistema de ônibus municipais. Os pontos ficaram lotados e os passageiros tiveram dificuldade de embarcar nos coletivos abarrotados.