Ataques à democracia

Legislativo deve decidir sobre cassação de Silveira, afirma Pacheco

Além de perder seus direitos políticos, Silveira foi condenado a oito anos e nove meses de prisão.

legislativo-deve-decidir-sobre-cassacao-de-silveira-afirma-pacheco
Rodrigo Pacheco (Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira (26) que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a cassação do mandato do deputado Daniel Silveira (PDT-RJ) deveria ser submetida à avaliação do Legislativo.

Publicidade

A declaração de Pacheco ocorre em meio a tensões entre os três poderes, após o presidente Jair Bolsonaro (PL) conceder perdão a pena do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado a oito anos e nove meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por estimulo a atos antidemocráticos.

Na condenação de Daniel Silveira, ficou estabelecido que, além da sentença de prisão e multa de R$ 212 mil, o parlamentar perderia os seus direitos políticos.

Em entrevista a jornalistas, durante evento no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Pacheco afirmou que recorre à questão jurídica, e não política, ao opinar sobre a condução do processo do deputado. “Então, eu considero que a maior inteligência da Constituição é nesse sentido, quando se exige apreciação da maioria dos pares. O mandato outorgado pelo voto popular só pode ser retirado pela própria Casa Legislativa através da votação de seus pares”, acrescentou Pacheco.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.