maria lucia amary

“Machismo na política é reflexo da sociedade”, diz a presidente do Conselho de Ética da Alesp

Em entrevista exclusiva ao Grupo Perfil Brasil, a deputada estadual Maria Lucia Amary falou sobre os recentes casos de machismo na Alesp e a cassação de Arthur do Val.

Deputada Maria Lucia Amary, Presidente do Conselho de Ética e Decoro da Alesp. (Crédito: Divulgação)

Quando Maria Lucia Amary (PSDB) assumiu a função de presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2019, chegou a uma constatação estarrecedora: desde o ano de 1999 nenhum parlamentar havia sido punido. “Eu entendi que não estava ali para fazer um papel figurativo”, afirmou.

Publicidade

Pensou que tinha que ter pulso firme para lidar com a violência política de gênero que estava diante de si, sendo relevada por um ambiente tipicamente masculino. E, de lá para cá, os casos foram muitos.

O mais notável foi o caso que culminou na cassação do ex-deputado estadual Arthur do Val (União Brasil).  Em viagem à Ucrânia, para ajudar o povo ucraniano, Do Val  mandou um áudio a um grupo de amigos dizendo que “as ucranianas eram fáceis  por serem pobres”.

Em suas redes sociais, pediu desculpas, mas não adiantou. Do Val, conhecido como “Mamãe Falei’,  foi o primeiro deputado cassado pela Alesp em mais de 23 anos.

Publicidade

Amary, que está no quinto mandato como deputada estadual, comemora os avanços, mas lembra que ainda existem muitos desafios pela frente.

“Estamos vendo acontecer no legislativo paulista tudo que devemos proteger a população. Nós mulheres exigimos respeito. E é isso que está faltando na Assembleia e no país“, sentencia.

Em entrevista exclusiva ao Grupo Perfil Brasil, a deputada falou sobre os recentes casos de machismo na Assembleia Legislativa de SP e a cassação de Arthur do Val.

Publicidade

Confira a entrevista completa no Youtube Perfil Brasil.

Entrevista com Maria Lucia Amary – Parte 1 

Entrevista com Maria Lucia Amary – Parte 2

Publicidade

Entrevista com Maria Lucia Amary – Parte 3