
Um meteoro brilhante ou lixo espacial? Moradores de algumas cidades do interior de São Paulo registraram luzes em movimentos no céu na noite desta segunda-feira (19). O fenômeno foi visto em Campinas, Americana, Hortolândia e Amparo, entre outros municípios vizinhos. Veja o vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Houve relatos também em outras regiões do interior do estado de São Paulo, como em São Carlos e Araraquara, além de Minas Gerais e Goiás.
As luzes de tonalidade esverdeada aparecem no céu e logo vão se dissolvendo com muita rapidez. O astrônomo do Observatório Municipal de Campinas, Júlio Lobo, afirmou, em entrevista ao g1, que a maior possibilidade é de que seja um “lixo espacial”. Ele, porém, não descarta a possibilidade de o objerto avistado ser um meteoro.
“As primeiras observações davam conta de que poderia ser um meteoro muito brilhante, mas pela fragmentação e pela duração desse objeto, tem vídeos que mostram por exemplo ele percorrendo o céu em 30 segundos, então a gente pode descartar que seja um bólido (meteoro brilhante), provavelmente pode ser um lixo espacial”, explicou o astrônomo.
O astrônomo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Thiago Gonçalves, afirmou que é importante procurar os detritos deste suposto lixo espacial. “É importante tentar recuperar se sobrou alguma coisa o que caiu inclusive para a astronomia estudar. Pelo que eu vejo dessas imagens, foi uma coisa do tamanho de uma bola de basquete, talvez um pouco maior. Mas raramente causa algum tipo de dano”, detalhou Gonçalves.
Segundo astrônomos, os detritos espaciais, ou lixo espacial como é mais conhecido popularmente, ficam em órbita ao redor da terra e foram deixados pelo ser humano no espaço; estes detritos não são tão raros de serem avistados a olho nu.