corrupção no MEC

MPF pede que STF apure se Bolsonaro interferiu no caso Milton Ribeiro

Interceptações telefônicas de Milton Ribeiro indicam a possibilidade de vazamento das apurações do caso. Segundo o MPF, há indícios de que houve vazamento da operação policial e possível interferência ilícita por parte do Bolsonaro.

mpf-pede-que-stf-apure-se-bolsonaro-interferiu-no-caso-milton-ribeiro
O ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro (esq.) e o presidente Jair Bolsonaro (dir.) (Crédito: Buda Mendes/Getty Images)

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Justiça que a investigação sobre o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, seja enviada para o Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o órgão, a medida é necessária porque há indícios de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha interferido no andamento da investigação.

Publicidade

O MPF justifica o pedido com base em interceptações telefônicas de Milton Ribeiro que indicam a possibilidade de vazamento das apurações do caso. Segundo o MPF, há indícios de que houve vazamento da operação policial e possível interferência ilícita por parte do Bolsonaro.

“Outrossim, nesta oportunidade, o MPF vem requerer que o auto circunstanciado nº 2/2022, bem como o arquivo de áudio do investigado Milton Ribeiro, que aponta indício de vazamento da operação policial e possível interferência ilícita por parte do residente da República Jair Messias Bolsonaro nas investigações, sejam desentranhados dos autos e remetidos, de maneira apartada e sigilosa, ao Supremo Tribunal Federal”, escreveu o MPF.

O pedido do MPF foi atendido pelo juiz Renato Boreli, da 15ª Vara de Justiça Federal de Brasília. Na decisão, o juiz escreveu que, nas conversas, “foi possível vislumbrar eventual conhecimento das apurações com contornos de interferência”.

Conversa de Milton Ribeiro com uma pessoa identificada como Waldomiro:

Publicidade

MILTON RIBEIRO: Tudo caminhando, tudo caminhando. Agora… tem que aguardar né…. alguns assuntos tão sendo resolvidos pela misericórdia divina né…negócio da arma, resolveu… aquele… aquela mentira que eles falavam…que os ônibus estavam superfaturados no FNDE… pra… (ininteligível) também… agora vai faltar o assunto dos pastores, né? Mas eu acho assim, que o assunto dos pastores… é uma coisa que eu tenho receio um pouco é de… o processo… fazer aquele negócio de busca e apreensão, entendeu?

Conversa de Ribeiro com uma pessoa identificada como Adolfo:

MILTON RIBEIRO: (…) mas algumas coisas já foram resolvidas né… acusação de que houve superfaturamento… isso já foi… agora, ainda resta o assunto do envolvimento dos pastores, mas eu creio que, no devido tempo, vão ser esclarecidos….

Publicidade

Conversa com um familiar:

MILTON RIBEIRO: Não! Não é isso… ele acha que vão fazer uma busca e apreensão…em casa… sabe… é… é muito triste. Bom! Isso pode acontecer, né? se houver indícios né…

Publicidade