
O Museu Horniman, de Londres, anunciou nesse domingo (7) que irá devolver 72 artefatos roubados na época da colonização à Nigéria. Os objetos serão transferidos diretamente para o governo nigeriano.
Entres os itens estão as 12 placas de bronze conhecidas como Bronzes de Benin, importantes para a identidade histórica da Nigéria, e uma chave do palácio do rei de Benin.
Ver essa foto no Instagram
O pedido de devolução partiu da Comissão Nacional de Museus e Monumentos da Nigéria (NCMM), em janeiro, enviado diretamente para o museu em Londres. O Reino Unido vem sofrendo pressões internacionais por compor boa parte de seu acervo com peças saqueadas de suas antigas colônias.
Segundo o Horniman, visitantes, membros da comunidade, acadêmicos e artistas foram consultados sobre a decisão. No final, a curadoria se pronunciou dizendo que era ‘moral e apropriado’ devolver as peças.
“É muito claro que esses objetos foram adquiridos à força, e a consulta externa reforçou nossa opinião de que é moral e apropriado devolver sua propriedade à Nigéria“, disse Eve Salomon, presidente do conselho do museu.