O navio MV Captain, foi impedido de atracar no Porto de Santos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitário (Anvisa) por suspeita de varíola dos macacos entre os tripulantes. A embarcação foi inspecionada e passará por uma desinfecção.
Em nota, a Anvisa informou que o navio foi inspecionado nesta segunda-feira (8), em parceria com a vigilância epidemiológica local para avaliação da situação de saúde a bordo, após relato de três suspeitas de monkeypox, a varíola dos macacos.
“Após avaliação de todos os 19 tripulantes a bordo, foi determinada a limpeza e a desinfecção da embarcação”, diz comunicado da Anvisa. “O protocolo vigente não prevê indicação de quarentena para embarcações com casos de monkeypox. A divulgação de resultados laboratoriais e situação de todos os casos suspeitos é de responsabilidade da Vigilância Epidemiológica local”, acrescenta a nota.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o navio poderá operar após a conclusão da desinfecção, sem que haja necessidade de aguardar os resultados das amostras encaminhadas ao laboratório de referência para a realização da análise.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou 3 casos de varíola dos macacos em um navio que foi barrado no Porto de Santos #CNNSábadoManhã pic.twitter.com/sdprvnjZao
— CNN Brasil (@CNNBrasil) August 6, 2022