Smart Sampa

Nunes comenta decisão do TJ de suspender compra de câmeras com reconhecimento facial em SP

O TJ-SP acolheu ação popular do PSol contra o programa da Prefeitura, que prevê compra de 20 mil câmeras inteligentes com reconhecimento facial na cidade

nunes-reconhecimento-facial
Prefeito de SP, Ricardo Nunes, comenta decisão do TJ sobre o programa Smart Sampa

Durante evento do LIDE, do empresário João Doria, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes comentou a decisão do  Tribunal de Justiça de suspender o edital do Smart Sampa, programa lançado pela prefeitura da capital paulista que prevê a instalação de 20 mil câmeras de segurança na cidade com tecnologia de reconhecimento facial. O pregão estava marcado para a próxima terça-feira (23).

Publicidade

“Estamos defendendo o direito que as pessoas têm de poder andar com um celular nas mãos, de poder garantir para as mulheres que não vão sofrer o risco de correr agressões, enfim, então criando uma polêmica em algo que a gente já construiu, um sistema que muitas cidades já desenvolvem, que no metrô tem, em vários locais tem, é como se fosse algo muito inovador e na verdade estamos atrasados. São Paulo está correndo atrás de um prejuízo”, diz Nunes.

A decisão é do juiz Luis Manuel Fonseca Pires, da 3ª Vara de Fazenda Pública. De acordo com a decisão, o juiz afirma que essas câmeras podem violar a Lei Geral de Proteção de Dados e até apresentar “grave ameaça a direitos fundamentais”, citando o risco de se reproduzir o racismo estrutural.

“A dimensão do impacto que o sistema tecnológico de monitoramento por reconhecimento facial produz impõe a responsabilidade ao Poder Público de apenas considerar o seu uso após a definição de regras legais precisas que ponderem os objetivos da segurança pública com os direitos fundamentais. Daí porque não há como adquirir o sistema de videomonitoramento sem se saber como esses dados podem ser processados (Lei Geral de Proteção de Dados) e como devem ser ponderados em proteção aos direitos fundamentais”, escreveu o juiz na decisão.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.