Alguns membros do Centro Espiritualista de Umbanda Estrela Guia e o pai de santo Denisson D’Angelis afirmaram ao UOL que foram intimidados por policiais militares durante distribuição de doces, brinquedos, cobertores e outros itens na última quarta-feira (12), Dia das Crianças.
Segundo o pai de santo de 46 anos, responsável pela entrega dos itens, quatro policiais militares abordaram os membros do CEU e disseram que eles estavam errados pois as pessoas em situação de rua não mereciam a ação. Denisson denunciou a abordagem à Ouvidoria das Polícias que cobrou providências da PM.
Ainda de acordo com o pai de santo, na mesma tarde, outro grupo religioso também realizava a distribuição de marmitas, mas só o grupo umbandista foi abordado.
“Entramos no carro e fomos surpreendidos por quatro policiais militares batendo na porta e empunhando armas. (…) Sem a gente questionar nada, um dos policias falou: ‘Vocês estão errados de fazer isso, vocês não devem alimentar quem está na rua. Essas pessoas não merecem, essas crianças não merecem'”, disse.
Denisson ainda afirmou que os policiais acusaram a ação de sujar a rua:
“Sem a gente questionar nada, um dos policias falou: ‘Vocês estão errados de fazer isso, vocês não devem alimentar quem está na rua. Essas pessoas não merecem, essas crianças não merecem.”
A Polícia Militar informou que “toda e qualquer ação dos nossos policiais” é vista sob a ótica da “legalidade e excelência” e que o fato terá “uma apuração competente, dentro dos trâmites legais”.
Hoje foi dia de encontro Inter Religioso no Centro Islâmico com o pai Denison
Religião para unir 🤝❤
A paz vem através do diálogo ❤👳♀️ pic.twitter.com/p33y2yT7tB— Sheik Rodrigo Jalloul (@sheikhrodrigo) April 4, 2022