barra da tijuca

Polícia investiga envenenamento de 40 cães no RJ

Comissão de Defesa dos Animais da Câmara do Rio apura se casos foram intencionais ou acidentais; pelo menos seis animais já morreram de intoxicação

envenenamento
6 cães faleceram por envenenamento na Barra da Tijuca; polícia investiga causa – Créditos: Reprodução/Acervo Pessoal

O envenenamento de aproximadamente 40 cães é alvo de investigação pela polícia civil. Os casos se concentram no Jardim Oceânico, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, desde o início de maio. Até o momento, 6 animais faleceram.

Publicidade

Diante das denúncias simultâneas, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB) higienizou as ruas da região. Autoridades suspeitam que os condomínios das regiões tenham colocado substâncias tóxicas nos canteiros das ruas em uma tentativa de envenenar ratos e insetos.

A cadela Mel foi uma das vítimas de intoxicação. Sua tutora, Juliana Salinas, contou ao G1 que os sintomas de dor começaram aparecer após um passeio normal. “Ela voltou para casa e começamos a observar que ela não estava se levantando, não se movia muito. Eu a levei ao veterinário na hora do almoço e lá ela desfaleceu”, disse.

Mel apresentava um quadro de dor aguda, pancreatite e gastrite. De acordo com os veterinários, se tratava de um caso de intoxicação. Depois de dois dias em internação, o animal morreu. “Foi muito rápido, ela ficou sem comer neste período. Não conseguiu se reanimar. Foi no dia 8 de maio, e os casos não pararam”, alerta Juliana.

Investigações sobre o envenenamento

A Comissão de Defesa dos Animais da Câmara Municipal da capital fluminense apoia as apurações da polícia.

Publicidade

“A gente ainda não sabe se esse envenenamento foi deliberado, se foi uma pessoa que colocou o veneno, ou alguma empresa que aplicou algum produto tóxico”, disse Luiz Ramos Filho, presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara do Rio.

A gente faz um apelo aos síndicos, aos administradores de condomínio, não só do Jardim Oceânico, mas de toda a cidade, para que não utilizem produtos tóxicos em canteiros. Porque isso pode causar danos tanto nos animais quanto nas pessoas, e pode também levar à morte”.

O ator Cauã Reymond também denunciou, no último final de semana, o envenenamento de 2 de seus cães. Um deles, chamado Romeu, morreu. A cadela Shakira segue internada. Nas redes sociais, agradeceu o apoio e pediu uma oração para a pet que segue se recuperando.

Publicidade

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Revista Bons Fluidos (@bonsfluidos)

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.