Dia Internacional do Voluntariado

 “Ser voluntário é colocar o amor em movimento”: as lições de Alcione Albanesi à frente da ONG Amigos do Bem

A ONG criada pela empresária completa 30 anos atendendo 150 mil pessoas por mês no Sertão Nordestino levando água, comida e possibilidade de um futuro melhor

dia-do-voluntariado
(Crédito: Reprodução/ ONG Amigos do Bem)

 “Ser voluntário é colocar o amor em movimento e olhar para o próximo, dedicando o que há de mais precioso em nossas vidas, que é o tempo, em prol daqueles que são menos favorecidos.”  Com esta frase, a presidente da ONG Amigos do Bem, Alcione Albanesi, abre o coração e explica sua motivação para o trabalho que realiza há 30 anos.

Publicidade

Publicidade

A ONG Amigos do Bem

Em 2023, a Amigos do Bem completou 30 anos de dedicação às populações mais pobres do país. De 55 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza no Brasil, 26 milhões estão na área de atuação da ONG. Ao se deparar com a seca e o sofrimento do povo que mora no Sertão Nordestino, Alcione trocou a vida de empresária pela filantropia.

A ‘virada de chave’  foi inspirada por um encontro da empreendedora com uma sertaneja que sofria de elefantíase. “Dona Geralda chegou com as pernas sangrando. Fui levá-la em casa e ela me deu a receita da fome: punha muita água em um pouquinho de feijão para alimentar as crianças”, relata Alcione. “Aquilo ficou dentro de mim. Não podíamos mais só passar pela vida deles como um ‘Papai Noel’ do Natal e Ano-Novo”, explica. Era preciso continuidade, já que a fome era uma situação constante na vida daquelas pessoas.

“Impactamos as pessoas desde o primeiro dia, levando água, comida, medicamentos e, principalmente, levando futuro”.Alcione conta que o retorno ao ajudar estas pessoas é algo inexplicável. faz parte do seu propósito de vida e compromisso com um mundo mais justo: “Minha maior alegria é ver como estamos impactando na vida deles“.

Publicidade

Quando questionada sobre o aprendizado que adquiriu nestes anos de atuação, ela explica: “Em 1993, quando chegamos ao Sertão, quando percorríamos os povoados abandonados, pessoas sem absolutamente nada para comer, falta de água, roupas rasgadas e nós chegávamos naquelas casas simples e perguntávamos ‘oi, como vocês estão?’ E eles respondem ‘graças a Deus, estamos bem’. Eles são meu maior exemplo de fé. Hoje, tenho vergonha de reclamar da vida ou de qualquer problema, pois temos problemas,mas temos soluções. E a fé daquele povo sem absolutamente nada e sem perspectiva de mudança, impressiona. Eles conseguem manter a fé, a persistência…Eles são o maior exemplo pra mim”,  diz, Alcione emocionada.

Dia Internacional do Voluntariado

A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o Dia do Voluntariado como forma de conscientizar e incentivar a participação de mais pessoas e de promover diversas ações ao redor do mundo nessa data.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.