Os blocos de carnaval de rua em São Paulo foram proibidos em decorrência da pandemia de Covid-19. Ainda assim, a região central da cidade registrou a presença de foliões pelas ruas neste domingo (27).
De acordo com o portal G1, o bairro da Santa Cecília foi um dos locais em que a festa se concentrou. Aglomerações também foram registradas na Praça Olavo Bilac, próximo da Avenida Angélica e na Praça Roosevelt, centro de São Paulo.
Na quarta-feira (23), o governado do Estado de São Paulo, João Doria, se pronunciou dizendo “O carnaval é uma decisão das prefeituras municipais. A orientação do governo do estado de São Paulo é que não houvesse nenhum tipo de manifestação pública, seja desfiles, bailes ou aglomerações celebrativas ao carnaval. E todas as prefeituras do estado, pelo menos as que tenho informação, seguiram essa orientação e determinaram, localmente, também esse princípio”.
Outras capitais como Rio de Janeiro, Recife e Salvador também proibiram a circulação de blocos de rua. Os desfiles das escolas de samba em São Paulo foram transferidos para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril.
Festas particulares marcaram o final de semana de carnaval na capital. As festar privadas podem ser realizadas desde que respeitem as normas de prevenção à Covid-19, como 70% da ocupação máxima do local, a apresentação do comprovante de vacinação e o uso de máscaras.
Blocos de SP se dividem entre manifestos de ‘não Carnaval’ e divulgação de festas fechadas https://t.co/eeHxFBFW2u
— Folha Cotidiano (@folha_cotidiano) February 27, 2022