no programa 'É de Casa'

Talitha Morete se desculpa por atitude racista

“Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar”, afirma a apresentadora.

Talitha Morete se desculpa por atitude racista
Dona Silene e Talitha Morete durante o programa (Crédito: Reprodução/ Redes Sociais)

A apresentadora Talitha Morete viralizou na internet após uma atitude racista no ”É de Casa’‘ do último fim de semana. O caso iniciou devido a um vídeo que propagou-se rapidamente nas redes sociais, em que a apresentadora do programa manda a única convidada preta, Silene, servir cocada aos outros convidados e apresentadores. 

Publicidade

Talitha, já com a bandeja na mão, volta até a Dona Silene e afirma: “Silene, a dona da cocada, vai fazer as honras da casa, vai servir todo mundo, Silene”. Incomodado com a situação, o apresentador Manoel Soares reverteu a situação retirando as cocadas da mão da convidada e dizendo: “Vamos fazer o seguinte: eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém”. No entanto, a atitude de Talitha gerou polêmica na internet, onde os internautas debateram sobre racismo estrutural. 

Após a repercussão do vídeo, Talitha se posicionou em um post no Instagram nesta terça-feira (14). “Fica aqui registrado o meu pedido de desculpas a Dona Silene e a todos vocês. Muito obrigada!”, disse ela. A apresentadora escreveu a seguinte declaração: “Antes de vir aqui, a primeira coisa que fiz foi falar com a Dona Silene e pedir desculpas para ela. Também preciso me desculpar com todas as pessoas, com o meu público, pela minha fala. Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar. Desde sábado, tenho refletido sobre o ocorrido. Eu tenho refletido sobre o lugar que ocupei nesse contexto. Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso que posso e devo fazer. Aproveito para agradecer ao meu colega Manoel Soares pela sensibilidade e o cuidado com a Dona Silene. É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos. Muito obrigada. Talitha Morete.”





Publicidade