Não é mais segredo que a RAM está se preparando para produzir uma nova picape de médio porte que supostamente reviverá o nome Dakota.
Além de alguns se inclinarem para o nome 1200, internamente o projeto é conhecido pelo código 291. Terá uma plataforma monocoque, será fabricado no Brasil, e alguns o definem como um “touro gigante”, pois compartilhará elementos com o modelo da Fiat.
Embora os testes comecem em breve, ainda não se sabe qual mecânica ele oferecerá. Obviamente, os rivais serão Toyota Hilux, Ford Ranger, Volkswagen Amarok, Nissan Frontier, Renault Alaskan e Chevrolet S10, entre uma infinidade de modelos, mas um fato revelado nos dias de hoje elevou o nível para seus concorrentes.
Conforme indicado pelo Cars Guide, enquanto modelos como Hilux ou Ranger estarão inclinados a oferecer versões híbridas nas próximas gerações, a aposta futura da RAM pode ir um pouco além e também se inclinar para uma variante totalmente eletrificada.
A ideia da Stellantis é seguir os mesmos passos de sua irmã mais velha, a famosa 1500 (full size). No entanto, no caso do próximo Dakota (ou 1200), o projeto (100% eletrificado) levaria mais tempo.
*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina.