O retorno do Ford Sierra, sinônimo dos anos 80

O modelo é um dos mais lembrados dos anos 80, e verá a luz novamente, embora a fabricação seja muito limitada

O retorno do Ford Sierra, sinônimo dos anos 80
(Crédito: Divulgação Ford)

O retorno do Ford Sierra, um modelo que é sinônimo dos anos 80. Este carro fez muito sucesso em várias marcas já que nos primeiros anos daquela década chamou a atenção pelo seu design futurista, em comparação com os modelos que estavam disponíveis no nosso mercado nos primeiros cinco anos daquela década.

Publicidade

Com várias versões disponíveis, uma das mais lembradas é o XR4, um marco nacional entre os cupês e variantes esportivas da época. Porém, em outros mercados havia configurações mais radicais como o RS500 que ia um pouco além do conhecido.

Porém, com um ciclo de vida que durou até ao final da década seguinte, a Serra despediu-se, deixando o seu lugar para o Mondeo.

Nas últimas semanas, diversas novidades voltaram a dar um ar de saudade. Em primeiro lugar, vários rumores sobre a possível substituição do Mondeo por um SUV foram descartados, uma vez que uma nova geração do sedan ainda estava por vir e de fato ele apareceu em testes com uma camuflagem leve; e a segunda notícia não menos importante foi a volta da Serra!

Para quem mal leu o parágrafo anterior celebrado, fique atento, pois infelizmente apenas três unidades serão fabricadas novamente. A produção ficará a cargo da britânica CNC Motorsport AWS, ao lado do piloto e construtor Andy Rouse.

Publicidade

Os três Sierra corresponderão à variante RS500 (Grupo A) e terão uma carroceria totalmente nova, respeitando o desenho original. O motor será um Cosworth YB de 575 cv desenvolvido pelo fabricante Vic Drake. A transmissão será um manual Getrag de cinco velocidades.

Vários componentes serão supervisionados por Rouse como suspensão dianteira, braços traseiros, tanque de combustível, entre outros. Em relação às datas, o tridente Sierra ainda não tem um prazo exato, embora muito do desenvolvimento de pelo menos uma unidade esteja pronto no início do próximo ano.

Publicidade

Depois de concluído, o valor de cada um será em torno de £185.000, cerca de US$ 250.000.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da Editora Perfil Argentina

Publicidade