O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, faz nesta terça-feira, 01, o seu primeiro discurso do Estado da União, tradicional pronunciamento anual dos presidentes norte-americanos no Congresso.
A data é mais tarde do que a de costume para o discurso anual. Isso porque o presidente costuma realizar no fim de janeiro ou começo de fevereiro.
De acordo com o site G1, isso tem a ver com a pandemia: quando Biden recebeu o convite formal do Congresso para falar, em janeiro, a variante Ômicron estava se espalhando pelo país e por todo o mundo. E o discurso presidencial normalmente acontece diante de uma audiência cheia de deputados, senadores e convidados.
A fala mais tardia fez com que o discurso de Joe Biden ganhasse ainda mais relevância, já que ocorre em meio à ofensiva russa na Ucrânia.
E a Casa Branca antecipou alguns trechos do discurso desta noite:
“Ao longo de nossa história, aprendemos esta lição – quando os ditadores não pagam o preço por sua agressão, eles causam mais caos. Eles continuam se movendo. E os custos e ameaças para os EUA e o mundo continuam aumentando.“
“É por isso que a Aliança da Otan foi criada, para garantir a paz e a estabilidade na Europa após a Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos são membros junto com outras 29 nações.“
“A guerra de Putin foi premeditada e não provocada. Ele rejeitou os esforços de diplomacia. Ele pensou que o Ocidente e a Otan não responderiam. Ele pensou que poderia nos dividir.“
“Putin estava errado. Estávamos prontos.“
Tune in tonight at 9 PM ET for President Biden’s State of the Union address. https://t.co/3xZ4yI4XtK pic.twitter.com/kmZjWCVrvK
— The White House (@WhiteHouse) March 1, 2022