
O Youtube bloqueou neste sábado (9) o canal ”Duma TV”, que costuma transmitir as sessões da Câmara Baixa do Parlamento russo. A plataforma informou que o canal foi encerrado por “por violação dos Termos de Serviço do YouTube”.
O boicote não agradou as autoridades russas, que disseram que a plataforma pode enfrentar restrições no país. “Pelo que parece, o YouTube assinou seu próprio mandado. Salve o conteúdo, transfira-o para plataformas russas. E apresse-se”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova.
O Roskomnadzor, órgão de vigilância das comunicações russas, solicitou que o Google restabeleça o acesso ao canal imediatamente. “A empresa americana de TI adere a uma posição anti-russa pronunciada na guerra de informação desencadeada pelo Ocidente contra nosso país”, disse o regulador.
Vyacheslav Volodin, porta-voz do ”Duma TV”, disse que o bloqueio é um violações de direitos e liberdade por parte dos norte-americanos. “Os EUA querem obter o monopólio da promoção da informação. Não podemos deixar isso acontecer”, disse Volodin
Em resposta as falas das autoridades russas, o Google disse que está comprometido com o cumprimento de todas as sanções aplicáveis e leis de conformidade comercial. “Se descobrirmos que uma conta viola nossos Termos de Serviço, tomamos as medidas apropriadas. Nossas equipes estão monitorando de perto a situação em busca de atualizações e alterações.”
Tradução do post do jornal NEXTA no Twitter: ”O YouTube bloqueou o canal da Duma, empresa estatal da Rússia. O canal tinha cerca de 145.000 assinantes.”
#YouTube blocked the channel of the State #Duma of #Russia.
The channel had about 145,000 subscribers. pic.twitter.com/r7YnURP4QC
— NEXTA (@nexta_tv) April 9, 2022