RESILIÊNCIA

Economia dos EUA mostra vigor e cria 339 mil empregos em maio

A taxa de desemprego foi de 3,7%, segundo dados do Departamento do Trabalho

A economia americana criou quase 340 mil novos empregos, segundo o Departamento de Trabalho (Crédito Foto: Canva Fotos)

A economia dos Estados Unidos (EUA) mostrou seu vigor ao criar 339 mil novos postos de trabalho no mês de maio. O mercado continuou mostrando resiliência no mês passado, criando muito mais empregos do que o esperado, mesmo com os esforços do Federal Reserve (Fed) para esfriar a economia.

Publicidade

O crescimento do emprego saltou em maio, reafirmando o vigor do mercado de trabalho, apesar de um turbilhão de ventos econômicos contrários. Os grandes, médios e pequenos empregadores dos EUA criaram 339 mil empregos em uma base ajustada sazonalmente. Os números divulgados nesta sexta-feira (2) são Departamento do Trabalho e representam um aumento em relação ao total revisado de 294 mil em abril. Já a taxa de desemprego, ainda segundo o órgão estatal, foi de 3,7%.

Economia dos EUA mostra vigor e cria 339 mil empregos em maio
A barra na cor laranja representa o mês de maio, mostrando crescimento com relação ao mês de abril (Crédito Foto: Bureau of Labor Statistics)

O presidente Joe Biden elogiou o relatório de empregos nesta sexta-feira, dizendo em um comunicado que “hoje é um bom dia para a economia americana e para os trabalhadores americanos”. Ele disse que o relatório traz o número total de empregos criados – 13 milhões – desde quando ele assumiu a presidência, em janeiro de 2021.

O democrata também afirmou em seu comunicado que planeja assinar a legislação do teto da dívida aprovada na noite desta quinta-feira (1º). Ele disse que “o acordo protege nossa histórica recuperação econômica conquistada com muito esforço e todo o progresso que os trabalhadores americanos fizeram nos últimos dois anos. ”

O índice S&P apresentava alta 1,3 % no início da tarde de hoje (2), horário local, com os investidores saudando o relatório de empregos como uma divisória entre mostrar arrefecimento suficiente para impedir o Fed de aumentar as taxas neste mês de junho, mas ainda sublinhar a resiliência do mercado de trabalho.

Publicidade

O S&P  é a abreviação de Standard & Poor’s 500, ou simplesmente S&P. Trata-se de um índice composto por quinhentos ativos cotados nas bolsas de NYSE ou NASDAQ.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.