Novo Ensino Médio

Embaixadas da França, Itália e Alemanha atuaram para impedir espanhol obrigatório

Mobilização defende que uma determinação oficial seria “catastrófica”, uma vez que que a maioria dos brasileiros já escolhe o espanhol como segunda língua

Embaixadas da França, Itália e Alemanha atuaram para impedir espanhol obrigatório no Novo Ensino Médio
França, Itália e Alemanha atuaram para impedir espanhol obrigatório no Novo Ensino Médio – Crédito: Canva

A embaixada da França no Brasil, com o apoio das representações diplomáticas da Itália e da Alemanha, atuou no Congresso Nacional para impedir a obrigatoriedade do ensino do espanhol no Novo Ensino Médio. A informação é do blog da jornalista Larissa Rodrigues, da CNN.

Publicidade

Representantes da língua francesa chegaram inclusive a se reunir com líderes partidários no Congresso Nacional, com o relator do texto na Câmara, deputado Mendonça Filho (União-PE), e com o ministro da Educação, Camilo Santana.

A embaixada italiana expressou satisfação com a decisão, destacando a preocupação da grande comunidade ítalo-descendente no Brasil. Já a embaixada alemã ressaltou a importância de manter a opção de aprender alemão nas escolas, além do inglês, devido à parceria próxima entre Alemanha e Brasil.

Hélène Ducret, adida de cooperação educativa da embaixada da França no Brasil, afirmou ao blog que tornar o espanhol obrigatório nas escolas brasileiras, como queria o Senado, teria “consequências tremendas“. Ela explicou que 95% dos brasileiros já escolhem o espanhol como segunda língua, e uma determinação oficial para o ensino médio seria catastrófica para outras línguas. “Somos a favor do plurilinguismo“, disse.

Novo Ensino Médio aguarda sanção presidencial

O texto do projeto do Novo Ensino Médio foi aprovado na última terça-feira (10) e aguarda a sanção presidencial. Na votação final, Mendonça Filho retirou do texto as mudanças introduzidas pelo Senado, incluindo a obrigatoriedade do ensino de espanhol.

Publicidade

Assim, apenas o inglês continuará sendo obrigatório nos três anos do ensino médio. Os estudantes e as instituições de ensino poderão escolher uma segunda língua.

Siga a gente no Google Notícias

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.