A história da Electronic Entertainment Expo, conhecida popularmente apenas como E3, teve sua primeira edição em maio de 1995 e ficou conhecida pelo público como a maior e mais popular convenção de games que ocorria anualmente. Os canais oficiais anunciaram com lamento na tarde desta terça-feira (12) que o evento está encerrado.
A E3 já havia cancelado a edição presencial e digital desse ano em Los Angeles, mas as expectativas eram de que no próximo ano ocorresse normalmente.
— E3 (@E3) December 12, 2023
Em entrevista para o Washington Post, o o presidente da organização sem fins lucrativos Stanley Pierre-Louis afirmou que “Depois de mais de duas décadas hospedando um evento que serviu como vitrine central para a indústria de videogames dos EUA e global, a Entertainment Software Association (ESA) decidiu encerrar a E3“.
O evento foi palco para lançamento de muitos jogos que marcaram história, como por exemplo Mario Party Superstars (2021), The Legend of Zelda: Ocarina of Time (1998) e Doom 3 (2002). As edições de 2007 e 2008, que foram muito comentadas pelo público, ficaram até conhecidas como “edições fantasma”. Os eventos foram realizados em uma proporção muito menor e com um foco maior em negócios, mas isso mudou novamente nos anos seguintes.
Stanley ainda completou dizendo que essa foi a “decisão correta dadas as novas oportunidades que nossa indústria tem para alcançar fãs e parceiros.” A E3 acabou batendo de frente com eventos virtuais que se tornaram maiores, como a Nintendo Direct, Playstation Showcase e Xbox Showcase, que também acontecem anualmente com as novidades de seus respectivos desenvolvedores. Esse parece ter sido um dos motivos primordiais para o encerramento da E3, já que as principais desenvolvedoras passaram a levar seus anúncios para fora da convenção.
* Sob supervisão de Lilian Coelho