Entenda!

Por que a maioria dos aviões apresenta a mesma cor externa?

Entenda por qual motivo as companhias aéreas não investem em aviões com pinturas coloridas

Por que a maioria dos aviões apresenta a mesma cor externa?
(Crédito: Divulgação/ Freepik/ vecstock)

Carros, ônibus e trens possuem cores variadas, no entanto, o mesmo não se aplica a aviões: a maioria deles tem sua lataria pintada de branco. No máximo, contam com alguns traços de cor na forma do nome ou do logo de sua respectiva companhia aérea.

Publicidade

Essa padronização, que é presente não apenas entre as empresas brasileiras, mas também dentre as internacionais, é motivada por uma série de fatores. O primeiro deles, naturalmente, diz respeito ao preço das tintas: a branca é mais barata, e companhias estão sempre procurando maneiras de cortar os custos.

Assim, a maioria delas acaba optando pelo tom quando querem pintar suas aeronaves de carga ou de passageiros. Mas, as razões econômicas não são as únicas por trás dessa paleta de cores monótona da indústria aérea. Na verdade, também existem motivos práticos e de segurança envolvidos na escolha. Entenda!

Temperatura 

Fotografia meramente ilustrativa / Crédito: Divulgação/ Freepik/ vecstock 

Diferentes cores absorvem quantidades variáveis de luz solar. O preto, por exemplo, é o tom que mais absorve, enquanto o branco tem o funcionamento oposto, de forma que objetos escuros tendem a aquecer mais rapidamente, enquanto os claros permanecem frescos por mais tempo.

Tendo isto em mente, faz sentido que aviões, que precisam passar por cima das nuvens para completar suas viagens, sejam pintados com a tinta mais clara possível.

Publicidade

Segundo repercutido pela CNN, as aeronaves possuem equipamentos projetados para manter seu interior em uma temperatura agradável, porém, com o exterior branco, é necessário um gasto energético menor para manter seu interior suficientemente refrigerado. Assim, é possível economizar combustível durante as estações do ano em que as temperaturas são mais altas.

Fernando Kehl, que atuava então como gerente da Azul, deu uma entrevista ao veículo a respeito do assunto em 2021:

A fuselagem das aeronaves é construída com isolamento térmico para suportar temperaturas mais extremas que as temperaturas atingidas em solo. O fato é que, independentemente da cor, uma empresa aérea não espera a temperatura interna atingir determinados valores para ligar a climatização. De forma a padronizar as operações, empresas aéreas têm como praxe manter os sistemas de climatização sempre ligados quando há passageiros a bordo em solo”, explicou ele.

Publicidade

Praticidade

A tintura branca também oferece praticidade em diversas outras áreas da manutenção de uma aeronave.

Ela precisa de menos mãos de tinta, por exemplo, para ficar com uma boa aparência (diferente do que ocorre com outras tonalidades), o que contribui para a leveza do avião. Além disso, possui maior durabilidade, uma vez que demora até desbotar ou enrugar, o que exigiria a necessidade de outra pintura.

Outro detalhe relevante é que o branco facilita o trabalho dos mecânicos encarregados de manter as aeronaves funcionando bem. Isso, pois, peças corroídas ou rachadas, assim como a presença de vazamentos, são mais rápidos de identificar, se destacando em meio à superfície branca. Outras tonalidades, por sua vez, poderiam camuflar esses problemas com maior facilidade.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.