LINGUAGEM NEUTRA

Ratinho se irrita com funcionária e se recusa a falar “todes”

O caso aconteceu em um vídeo postado nas redes sociais para atualizar os fãs sobre seu estado de saúde após a realização de uma cirurgia.

ratinho-se-irrita-com-funcionaria-e-se-recusa-a-falar-todes
Ratinho se irrita com funcionária que pediu pra ele falar ‘Todes’ (Crédito Reprodução/ Instagram)

O apresentador Carlos Roberto Massa, conhecido como Ratinho, publicou um vídeo para atualizar os fãs sobre o seu estado de saúde após uma cirurgia. O procedimento, realizado em janeiro, se trata de uma prótese colocada no joelho esquerdo.

Publicidade

O post, no entanto, acabou chamando atenção por outro motivo: o famoso acabou criticando o termo neutro “todes“, usado pelo governo do presidente Lula em cerimônias oficiais. 

No vídeo, Ratinho aparece deitado na cama enquanto fala sobre a sua recuperação. “Estou me recuperando da cirurgia que fiz. Queria dizer a todos e a todas do Brasil…“, diz. 

Em seguida, a funcionária, que gravava o conteúdo, o interrompe e pede para ele utilizar a linguagem neutra, “Chefe, tem que falar ‘todes’, vamos gravar de novo?“, solicita.

O comunicador então se irrita: Gravar de novo? Não vou gravar, vai pra [palavrão]. Não vou gravar [palavrão] nenhuma! Que todes! Que todes! Que todes, eu não sei o que é todes! Vai embora, some daqui, some, Satanás, some!“, falou o apresentador, indignado. 

Publicidade

A profissional respondeu com “ai meu Deus” e encerra o vídeo. 

O uso da linguagem neutra é uma forma de se referir às pessoas não-binárias, ou seja, que não se identificam com os gêneros feminino ou masculino.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.