O cartunista Paulo Caruso morreu, aos 73 anos, na manhã deste sábado (04), no Hospital 9 de Julho, em São Paulo, onde ele estava internado. A causa da morte ainda não foi informada.
Paulo José Hespanha Caruso era caricaturista, ilustrador, chargista e músico. Paulo também tem um irmão gêmeo cartunista, Chico Caruso.
Segundo o g1, durante o programa “Conversa com Bial”, o cartunista explicou que começou cedo com os desenhos, “Desde os 4, 5 anos de idade a gente desenhava sem parar, incentivado pelo nosso avô materno, que era pintor amador, pegava na mão da gente e ensinava a desenhar. Foi quem me ensinou a tocar violão também”.
Chico também contou que “a politização foi quase uma obrigação”, quando começou a trabalhar em um jornal em 1969. De acordo com o g1, foi para “O Pasquim”, ao lado de Millôr Fernandes (1923-2012), Jaguar e Ziraldo, em 1970. Depois, publicou em 1988, na revista “IstoÉ”, a coluna de humor Avenida Brasil, que comentava sobre a política do país.
No livro “Avenida Brasil”, reuniu charges políticas que foram publicadas em jornais e revistas, com foco principal no presidente da época, Fernando Collor de Mello. Também é autor de “As Origens do Capitão Bandeira” (1983), “Ecos do Ipiranga” (1984), “Bar Brasil na Nova República” (1986) e “A Transição pela Via das Dúvidas” (1989).
Na reses sociais publicava várias charges sobre política.
Ver essa foto no Instagram
Homenagens
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre nas redes sociais. “Paulo Caruso foi um grande desenhista e cronista político, com uma criatividade inesgotável, retratou com talento e consciência o dia-a-dia que constrói nossa história recente. O seu traço veloz e seu humor já são parte da memória nacional”.
Paulo Caruso foi um grande desenhista e cronista político, com uma criatividade inesgotável, retratou com talento e consciência o dia-a-dia que constrói nossa história recente. O seu traço veloz e seu humor já são parte da memória nacional.
— Lula (@LulaOficial) March 4, 2023
A cartunista Laerte Coutinho também deixou uma homenagem no Twitter, “Paulo Caruso, querido, morreu.
Grande herói do quadrinho brasileiro. Beijo, Paulo”.
Paulo Caruso, querido, morreu.
Grande herói do quadrinho brasileiro. Beijo, Paulo. pic.twitter.com/Xa4rJBEBaG— Laerte Coutinho (@LaerteCoutinho1) March 4, 2023
*Reportagem em atualização…
Leia também: