COPA DO CATAR

Fifa pune Croácia e Sérvia por provocações políticas

As provocações vieram tanto da torcida quanto de dentro do vestiário.

Fifa pune Croácia e Sérvia por provocações políticas
Prédio sede da Fifa, em Zurique, Suíça (Crédito: Philipp Schmidli/Getty Images)

O Comitê Disciplinar da Fifa determinou a punição das federações de Croácia e Sérvia por conta de provocações políticas durante a Copa do Mundo. A federação croata terá de pagar uma multa de 50 mil francos suíços (R$ 276 mil), enquanto os sérvios terão que desembolsar 20 mil francos suíços (R$ 110 mil).

Publicidade

Apesar de empurrar o time, a torcida também erra. A Croácia vai pagar a multa porque um torcedor ofendeu um jogador em uma das partidas ainda da fase de grupos. No jogo contra o Canadá, o goleiro canadense Milan Borjan foi atacado com ofensas por conta de sua origem. Borjan é nascido em Knin, uma cidade que hoje é considerada parte da Croácia, mas nem sempre foi assim. O município também já foi a capital da República da Sérvia de Krajina.

No jogo, a torcida croata levou uma bandeira de uma fabricante de tratores, em referência à maneira que os sérvios, como o goleiro Borjan, fugiram de Knin durante a guerra. A torcida também entoou gritos como “nada corre como Borjan” e “Knin 1995”.

No caso da Sérvia, a provocação partiu de dentro do vestiário. Na Copa de 2018, Suíça e Sérvia se enfrentaram e jogadores suíços nascidos no Kosovo comemoraram seus gols com símbolos que não agradaram aos sérvios. O Kosovo tenta conquistar sua independência da Sérvia, que, por sua vez, o considera seu território.

A vingança veio em 2022. No vestiário sérvio, justamente no jogo que fez contra a Suíça, havia uma bandeira da Sérvia sobreposta ao mapa de Kosovo com os dizeres “sem rendição”.

Publicidade

A Sérvia já foi eliminada da Copa do Mundo da Fifa 2022, mas a Croácia enfrentará a seleção brasileira nesta sexta-feira (8), às 12h de Brasília.

 

 

Publicidade

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.