polêmica

Alemanha protesta contra proibição da Fifa

Em nota, a Federação Alemã afirmou que “não era sobre fazer uma declaração política – direitos humanos não são negociáveis”.

protesto-jogadores-alemanha-
Jogadores da Alemanha tapam a boca antes de jogo contra o Japão (Créditos: Alexander Hassenstein/Getty Images)

Os jogadores da Alemanha protestaram contra a proibição da Fifa do uso da braçadeira One Love. A equipe tampou a boca na foto oficial da seleção registrada pouco antes do duelo contra o Japão, nesta quarta-feira (23).

Publicidade

O goleiro e capitão da seleção alemã, Manuel Neuer, entrou com uma faixa, escondida por baixo da manga da camisa. Após o início da partida, a Federação Alemã se pronunciou e confirmou que Neuer não utilizou a braçadeira da One Love, explicando os motivos para a decisão.

 “Queríamos usar nossa braçadeira de capitão para nos posicionar sobre os valores que defendemos na seleção da Alemanha: diversidade e respeito mútuo. Junto com outras nações, nós queríamos que nossa voz fosse ouvida”, diz a nota oficial.

“Não era sobre fazer uma declaração política – direitos humanos não são negociáveis. Isso deveria ser tomado como certo, mas ainda não é o caso. Por isso essa mensagem é tão importante para nós. Negar a nós a braçadeira é o mesmo que nos negar a voz. Nós defendemos a nossa posição”, completou.

Sete seleções europeias pretendiam utilizar a braçadeira One Love, movimento criado no futebol holandês, em defesa dos direitos humanos. Na Copa do Catar, tornou-se símbolo principalmente de manifestação pelos direitos dos trabalhadores migrantes e da comunidade LGBTQIAP+.

Publicidade

No entanto, a Fifa decidiu que aplicaria punições esportivas, com cartão amarelo, aos capitães que utilizassem a braçadeira e aos jogadores envolvidos. Além disso, que aplicaria uma multa financeira.

PROTESTO ANTES DO JOGO! 👀🇩🇪 A Alemanha posou com a mão tapando a boca em sinal de protesto. Existia a possibilidade de Manuel Neuer entrar com a braçadeira de capitão com “one love”! #TNTSportsNoQatar pic.twitter.com/y5Tbwh3uoI

— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) November 23, 2022

Publicidade