O domingo foi de Beatriz Haddad Maia. A tenista brasileira fez história em Zhuhai, na China, e conquistou os dois títulos no WTA Elite Trophy: no simples e nas duplas. De madrugada, a paulistana faturou o troféu após derrotar Qinwen Zheng. Horas depois, ela foi campeã ao lado da russa Veronika Kudermetova.
Bia venceu a chinesa, número 18 do mundo, por 2 sets a 0 (parciais 7/6 (13-11) e 7/6 (7-4)), e atingiu a principal conquista de simples da carreira. Com o resultado, ela somou 700 pontos no ranking mundial da WTA, saindo da 19ª colocação e se aproximando do Top 10.
Rising to the challenge 💪
No.8 seed Beatriz Haddad Maia captures her third and biggest Hologic WTA Tour title to date in Zhuhai!#WTAEliteTrophy pic.twitter.com/936s1qjZre
— wta (@WTA) October 29, 2023
Foi uma ótima semana, mesmo do outro lado do mundo, eu me senti em casa. Eu senti uma ótima energia. Muito obrigada a todos”, celebrou Bia Haddad.
Cinco horas mais tarde, Haddad Maia foi campeã das duplas com a russa Kudermetova. Elas venceram Kato/Sutjiadi por 2 sets a 0 (duplo 6/3), em 1h13 de partida.
🎊 First WTA doubles title together for Haddad Maia & @V_Kudermetova 🎊#WTAEliteTrophy pic.twitter.com/VP5NhCCqK4
— wta (@WTA) October 29, 2023
Foi a primeira vez que uma tenista venceu o WTA Elite Trophy no simples e nas duplas. Beatriz Haddad Maia encerrou a competição sem perder um set sequer nas duas categorias.