Nesta última terça-feira, 12, o San Francisco Giants anunciou a contratação do center fielder coreano Jung Hoo Lee. O vínculo entre as duas partes será de seis anos, no valor de US$113 milhões. Este é o maior valor da história da Major League Baseball para um rebatedor asiático.
Com somente 25 anos de idade, o rebatedor é uma grande estrela da Korean Baseball Organization, filho de Jong-beom Lee, considerado o melhor jogador da KBO na década de 1990. Lee é conhecido como “Neto do Vento”, por conta do apelido de seu pai, “Filho do Vento”. A contratação do jogador excedeu os US$90 milhões que o Boston Red Sox gastou com Masataka Yoshida na temporada passada.
Ver essa foto no Instagram
Lee está há muito tempo vinculado ao San Diego Padres, franquia pela qual seu grande amigo Ha-Seong Kim joga no infield. Porém, depois que Shohei Ohtani assinou com o Los Angeles Dodgers nesta semana, os Giants intensificaram as buscas pelo coreano. Nos dois anos anteriores, o time não conseguiu contratar grandes agentes livres ou em acordos que não foram concluídos.
Mesmo que o coreano não seja da mesma categoria que outros atletas, o outfielder canhoto rebateu mais de 30% em todas as temporadas da KBO, com uma média de rebatidas na carreira de 34%. Uma fratura no tornozelo encerrou sua temporada de 2023 depois de 86 partidas, rebatendo 31,8% com seis home runs e 45 RBIs. Estreou em 2017 pelo Nexen/Kiwoon Heroes, aos 18 anos de idade, saindo direto do ensino médio e já ganhando o prêmio de calouro do ano na liga.
Ver essa foto no Instagram
Alguns olheiros acreditam que o jogador tenha velocidade para jogar no CF, enquanto outros o projetam como um RF. Sua falta de potência no ano foi acompanhada por uma taxa de ground ball de cerca de 60%, sendo maior do que qualquer outro jogador da MLB, exceto Tim Anderson. Mesmo assim, os Giants apostam em Lee como um futuro All-Star.