Durante anos, os fãs da franquia Fallout se questionaram se um game seria passado para além do território dos Estados Unidos. Segundo a tradição da série, a guerra nuclear de 2077, na qual se baseia, não foi localizada apenas na parte norte-americana do planeta, mas sim um evento global. E assim, a ideia de passar por uma Londres pós-apocalíptica ou mesmo pelo Canadá tem sido discutida há muito tempo pelos jogadores.
Em uma entrevista para o “Kinda Funny Games”, Todd Howard, chefe de desenvolvimento da Bethesda, desenvolvedora do game, descartou tal medida, confirmando que o plano do estúdio é manter a franquia ambientada nos Estados Unidos. O executivo explicou a decisão dizendo que é um grande admirador da “ingenuidade americana” que tanto influencia o tom de Fallout.
Eu acredito que essa decisão precipitada com relação a Bethesda em querer lançar Fallout 5 por conta do sucesso da série pode terminar dando merda. Vão apressar o desenvolvimento para pegar o hype da série e com isso vão fazer o jogo as pressas e aí já viu! pic.twitter.com/lMnadLFOgo
— NoobSpy (@NoobSpyBR) April 29, 2024
Fallout se passa em um mundo pós-apocalíptico retro futurista no qual os jogadores enfrentam os restos de tudo, desde corporações americanas malignas até facções baseadas em entidades existentes no país. O game funciona tanto como uma sátira ao excepcionalismo nacional, quanto como um playground de mundo aberto.
Guardando isso em mente, talvez não seja surpreendente ouvir Howard confirmar os futuros jogos de Fallout permanecendo dentro dos limites dos EUA. “Minha opinião é que parte da história de Fallout está na ingenuidade americana. Pra nós, agora, não há problema em reconhecer algumas dessas outras áreas. Mas nosso plano é mantê-lo predominantemente nos EUA”, afirmou.
Bethesda isn’t ruling out partnering with external developers on future games as it looks to find solutions to increase its output, according to Todd Howard.https://t.co/BOs6RFTG11 pic.twitter.com/Em573OY2Hp
— VGC (@VGC_News) April 29, 2024
Howard ainda afirma: “Eu também gosto de qualquer tipo de mundo, não sinto necessidade de responder. Não há problema em deixar mistério ou perguntas: o que está acontecendo aqui? O que esta acontecendo aqui? Eu acho que essas são coisas boas. Em Elder Scrolls todo mundo quer ir para essas outras terras misteriosas. A pior coisa que você pode fazer com terras misteriosas é remover o mistério. Mantenha as terras misteriosas!”
Impressionantemente, os desenvolvedores sabem como usar a geografia estadunidense. A série se concentrou nas costas oeste e leste, com Califórnia, Nevada, Washington D.C. e Boston sendo recriados. Fallout 76 se passa em Appalachia, uma representação do que seria a Virgínia Ocidental. Já a série da Prime Video acontece em Los Angeles.
Would you like to see Fallout 5 made by someone else?
Should Bethesda hand the reigns to another studio? pic.twitter.com/AetFfJPE3V
— Reforge Gaming (@ReforgeGaming) April 30, 2024
Já com Fallout 5 a caminho, a Bethesda pode se aventurar mais do que antes, mas, baseado nos comentários de Howard, não é possível esperar outro país. O aguardado mod Fallout: Londres faz exatamente isso, embora a data de lançamento ainda não tenha sido anunciada desde que a recente atualização da próxima geração de Fallout 4 quebrou os principais mods feitos para o game.
*Matéria originalmente publicada em Sportbuzz