exercícios militares

5 mísseis da China caíram no mar do Japão, afirma ministro da Defesa japonês

“Ter cinco mísseis chineses caindo dentro da ZEE do Japão é inédito”, disse Nobuo Kishi.

5-misseis-da-china-cairam-no-mar-do-japao-afirma-ministro-da-defesa-japones
As operações aconteceram após a visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos (Créditos: Reprodução/ Redes Sociais)

O ministro da Defesa do Japão, Nobuo Kishi, disse nesta quarta-feira (4), que cinco mísseis balísticos da China podem ter atingido o mar do Japão, na Zona Econômica Exclusiva do Japão (ZEE), que se estende por 200 milhas náuticas dos limites externos dos mares territoriais do país.

Publicidade

“Ter cinco mísseis chineses caindo dentro da ZEE do Japão é inédito”, disse Kishi a repórteres. “Nós protestamos fortemente por meio dos canais diplomáticos”, acresentou.

As operações aconteceram após a visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan. Como resposta a ação, a China disparou 11 mísseis em direção às águas perto do nordeste e sudoeste de Taiwan nesta quinta-feira (4), segundo o Ministério da Defesa da ilha.

“Toda a missão de treinamento de tiro real foi concluída com sucesso e o controle da área marítima e aérea relevante foi suspenso”, diz o comunicado da China. Nesta quinta-feira, o Ministério da Defesa de Taiwan disse que seus militares estavam mantendo uma postura “normal”, mas cautelosa, e chamou os exercícios de tiro de “ato irracional” que tentou “mudar o status quo”. 

“Estamos monitorando de perto as atividades inimigas ao redor do mar de Taiwan e das ilhas periféricas e agiremos adequadamente”, afirmou o ministério em comunicado oficial.

Publicidade

Publicidade