EUA DIVIDIDOS

Apoiadores de Trump têm medo de protestar a favor do ex-presidente? Entenda

Eleitores do ex-presidente fizeram circular uma mensagem clara nas redes sociais: ‘fiquem em casa’.

Apoiadores de Trump têm medo de protestar a favor do ex-presidente? Entenda
O ex-presidente Donald Trump têm feito pedidos para que seus apoiadores protestem contra sua possível prisão (Crédito: Win McNamee/Getty Images)

O ex-presidente americano Donald Trump conclamou os seus apoiadores para se manifestaram nas ruas nesta terça-feira (21/3) em protesto contra sua possível prisão. Polícias de diversas cidades e estados do país se prepararam para confrontos e confusão.

Publicidade

Porém, na contramão do que pediu Trump, vários de seus apoiadores mais fervorosos mandaram um recado diferente para as suas bases: fiquem em casa (stay at home, em inglês).

O medo de protestar

A contradição pode ser averiguada ao navegar pelos sites e plataformas pró-Trump na internet. Nas principais redes sociais, aplicativos de mensagens e no próprio Truth Social — que pertence ao ex-presidente— há diversos tipos de boatos circulando.

Muitos apoiadores de Trump sugerem que manifestações em favor do ex-presidente seriam tomadas por infiltrados que realizariam ataques com a intenção de culpar os oponentes pela violência. Essa é a visão que muitos apoiadores têm da violenta invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Eles dizem que a violência foi instigada não por apoiadores de Trump e grupos de extrema direita, como Proud Boys e Oath Keepers, mas sim por agentes federais ou “antifas” de esquerda, que são ativistas antifascismo que combatem Trump.

Publicidade

Eles afirmaram que a prova disso é a presença, revelada em documentos judiciais, de informantes secretos do FBI em meio aos manifestantes naquele dia. Isto não significa que houve um complô de autoridades federais para criar o caos durante a invasão ao Capitólio, afirmaram fontes oficiais. Contudo, algumas dessas notícias de pessoas infiltradas chegaram até mesmo a canais mais convencionais, como a conservadora Fox News.

Segundo as autoridades oficiais, há evidências concretas de que as mais de mil pessoas presas em conexão com a invasão do Capitólio eram realmente apoiadores de Trump.  Os rumores e o medo de uma repetição dos eventos de janeiro de 2021 fizeram com que muitos desistissem de protestar a favor de Trump na terça-feira.

As fotos abaixo foram feitas por Inteligência Artificial, simulando uma cena fictícia em que o ex-presidente é detido.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.