Conflito Rússia X Ucrânia

Após 100 dias de guerra na Ucrânia

Nesta sexta-feira, 3, o conflito, que preocupa o mundo desde seu princípio, completa 100 dias de duração

apos-100-dias-de-guerra-putin-conta-com-a-indiferenca-do-mundo
Presidente russo Vladimir Putin (Crédito: Matthew Stockman/Getty Images)

A guerra na Ucrânia já acontece há 100 dias. No dia 24 de fevereiro o presidente da Rússia, Vladimir Putin autorizou a chamada “operação especial” na Ucrânia. A partir desse momento vários conflitos foram marcados. Um deles foi um tanque de guerra, não concluído se era de origem russa, que atropelou o carro de um civil em movimento em Kiev.

Publicidade

Outro episódio marcante também aconteceu na capital Kiev, no qual autoridades ucranianas encontraram pelo menos 420 corpos de civis na cidade de Bucha em abril. A cidade de Irpin  ficou devastada depois que tropas russas usaram o local para chegar até a capital ucraniana.

No fim de março, os militares russos começaram a retirar as tropas que estavam em Kiev, afirmando que mudariam o foco para a captura da região leste de Donbass. Acontece que, três meses após a invasão russa, eles não alcançaram vitória na Ucrânia.

O porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, Oleksandr Motuzianyk disse que as forças russas estão agora “tentando cercar nossas tropas nas regiões de Donetsk e Luhansk” , segundo informações da CNN. Nessa quarta-feira (1º), o presidente Joe Biden anunciou que os EUA enviarão sistemas de mísseis mais avançados, incluindo o de alta mobilidade.

Conflito Rússia e Ucrânia

No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

Publicidade

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.